Do tricampeonato à estreia dourada: “Clarices” brilham no Mundial Cadete de Judô

Foto: Beatriz Riscado/CBJ

por Emanuel Altair Cortez, estudante de Jornalismo da UFMG

Na última semana, foi realizado o Campeonato Mundial Cadete de Judô em Sofia, na Bulgária. A seleção brasileira feminina foi representada por 10 judocas, que brilharam na competição conquistando 4 das 5 medalhas do Brasil, incluindo 2 ouros. O Mundial Cadete é um torneio para atletas com idade inferior à 18 anos que funciona como uma das principais vitrines para revelar os futuros talentos do judô. Exemplo disso é a atleta Beatriz Souza, que foi medalhista de Bronze em 2015, aos 17 anos, e ganhou uma medalha de Ouro e outra de Bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

O desempenho do Brasil no Mundial foi marcado pela performance de Clarisse Vallim e Clarice Ribeiro, que conquistaram a medalha de ouro em suas respectivas categorias. Na competição até 48kg, Clarice Ribeiro, de 17 anos, fechou sua última participação em mundiais da classe Cadete com chave de ouro, derrotando a belga Maelys Dapa na final com um ippon por imobilização. Natural de Manaus, a brasileira fez história ao vencer sua categoria de peso no Mundial Cadete pelo terceiro ano consecutivo, tornando-se a única judoca na história a atingir esse feito.

Na categoria até 70kg, foi a vez da estrela de Clarisse Vallim, de apenas 14 anos, brilhar. Na sua primeira participação na classe Cadete, a jovem brasileira foi avassaladora, atropelando suas adversárias. Foram cinco ippons extremamente rápidos, sendo três por finalização e dois por imobilização, sem dar chances às adversárias. Na semifinal, Clarisse fez a francesa Lucie Rullier, número 1 do ranking, desistir em apenas 34 segundos, com uma chave-de-braço. Já na final, a brasileira não tomou conhecimento da canadense Charlie Thibault, imobilizou-a rapidamente em yuko e transacionou para uma chave de braço que encerrou o combate, em 48 segundos.

Nicole Marques e Laryssa Fonseca também subiram ao pódio, ambas com medalhas de bronze. Na categoria até 52kg, Nicole derrotou Madina Qurbonzoda, do Tajiquistão, na disputa pelo bronze por ippon, com uma chave-de-braço, ficando na terceira colocação pelo segundo ano consecutivo em mundiais. Já na categoria até 63kg, Laryssa venceu a georgiana Nana Gulbani, marcando um yuko no começo da luta e administrando o restante dela para garantir a medalha de Bronze.

As outras brasileiras que estiveram no Mundial Cadete foram Sarah Mendes, que perdeu na disputa pelo bronze e ficou em 5° lugar na categoria até 48kg, acompanhada por Ana Paula Sena (-40kg), Giovanna Imhof (-44kg), Manuela Maia (-57kg), Anna Julia Sperling (-63kg) e Agatha Paixão (+70kg), que não chegaram nas fases finais da competição.

Expediente

Redação: Emanuel Altair Cortez

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário