França elimina China e enfrenta Brasil na próxima fase

Foto: Divulgação/ Volleyball World/
https://br.volleyballworld.com/volleyball/competitions/women-world-championship/schedule/22446/#photos_5013710e-7d65-44b1-a251-d6d0c2d053f6-17

por Victor Marques (victorg_mmarques) e Enzo Beber (enzobeber)

Após 51 anos fora da disputa do competição, a França protagonizou a maior surpresa do campeonato e bateu a China, no último sábado (30), por 3 sets a 1 (parciais de 25/20, 27/25, 22/25 e 25/20) e garantiu vaga nas quartas de final do Mundial de Vôlei feminino. Com o resultado, a equipe dirigida pelo espanhol Cesar Hernandez enfrenta o Brasil na próxima fase, podendo alcançar o seu melhor desempenho na história da modalidade.

Mais consistentes no ataque, com 63 pontos de fundamento contra 56 das adversárias, as francesas souberam lidar melhor com a pressão e controlaram melhor nos momentos decisivos. Revertendo três vantagens de 4 pontos das chinesas, a 14ª colocada do ranking foi liderada pela ponteira e capitã Cazaute, que foi a maior pontuadora com 22 pontos, e pelas opostas Ndiaye e Rotar, com 20 e 18 pontos respectivamente, batendo a até então 5ª colocada do ranking.

Les Bleus superam adversidades durante o jogo

O jogo começou com domínio francês no primeiro set, anulando a ponteira Yushan Zhuang e a oposta Xiangyu Gong que saíram zeradas e acabaram no banco de reservas. Já pelo lado europeu, Héléna Cazaute foi decisiva para a vitória no set com participação ativa no começo do set. No segundo set, Yingying Li e Xin Tang entraram e melhoraram o time chinês.

As alterações não pararam no lado asiático da quadra,com Mengjie Wu também em dificuldade ofensiva, Zhuang retornou. A China chegou a ter um 24×22, mas não conseguiu fechar após o erro de Li. Aí apareceu mais uma vez Cazaute com um ataque e um saque para roubar o set das chinesas.

No terceiro set, o mesmo roteiro, as chinesas abriram seis pontos de vantagem, só que dessa vez seguraram o resultado até o fim para conseguir o seu primeiro set na partida. Para o quarto set, a França trouxe como antídoto minimizar a eficiência das centrais chinesas, com um bloqueio mais forte e uma defesa mais postada, dominaram e venceram a partida. Assim, enfrentarão o Brasil nas quartas de finais.

Superioridade brasileira em confronto de peso

As francesas já se encontraram duas vezes com a seleção brasileira (ainda invicta na competição) neste ano, das quais saíram derrotadas no tie-break ambas as vezes. O primeiro encontro marcou a vitória das brasileiras por 3 sets a 2 (parciais de 23/25, 25/21, 21/25, 25/17 e 15/11), em partida válida pela Liga das Nações. O segundo encontro também contou com triunfo verde e amarelo pelo mesmo placar (parciais de 21/25, 20/25, 25/15, 25/17 e 15/13), desta vez válido pela fase de grupos do Mundial.

As atletas das duas seleções, no entanto, têm mostrado certo protagonismo nos rankings individuais da competição. As capitãs de ambas as equipes estão entre as maiores pontuadoras do torneio, com Gabi somando 65 pontos e Héléna Cazaute, 2ª maior pontuadora, somando incríveis 89 pontos. Além das ponteiras, a partida também marca o encontro da líder em bloqueios, a brasileira Júlia Kudiess, com 15 pontos neste fundamento, e a melhor defensora do campeonato, a francesa Gelin, com 62 defesas realizadas.

A partida, válida pelas quartas de final da competição, acontece no dia 4 de setembro, às 7h (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo do sportv2, do VBTV (plataforma oficial da FIVB) e também dos canais ESPN e Disney+. A equipe vencedora do confronto enfrenta a vencedora da partida entre Itália e Polônia no dia 6 de setembro, sem horário definido ainda.

Expediente

Redação: Victor Marques e Enzo Beber

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário