
por Amanda Camargos e Vitória Castro, estudantes de Jornalismo da UFMG
Luisa Stefani, número 1 do Brasil e 24ª do mundo, e a húngara Timea Babos estrearam com vitória, na última quinta-feira (28), no US Open, último Grand Slam do ano, disputado em Nova York, Estados Unidos. Na primeira rodada as tenistas passaram pela tcheca Barbora Krejcikova e a letã Jelena Ostapenko, ambas com títulos de simples e duplas em Grand Slams, por 2 sets a 1 com parciais de 4/6 6/2 6/3, após 2h04min de jogo.
Já no último sábado (30), na segunda rodada, a dupla superou as americanas Iva Jovic e Clervie Ngounoue, com parciais de 6/4 e 6/4, em 1h37min de partida. No primeiro set do jogo, as jovens americanas conseguiram uma quebra no segundo set e abriram 3-0. A brasileira e a húngara devolveram a quebra no quinto game, mas foram quebradas novamente no sexto e Jovic e Ngounoue abriram 4-2, mas Luisa Stefani e Timea Babos venceram quatro games seguidos, com duas quebras, e fecharam a parcial em 6-4.
O segundo set começou com a brasileira a húngara quebrando a tática das americanas no primeiro game. Jovic e Ngounoue devolveram a quebra no quarto game e empataram o jogo em 2-2. Luisa Stefani e Timea Babos conseguiram mais uma quebra no sétimo game e mantiveram a vantagem para fecharem em 6-4.
Nas oitavas de final, na última segunda- feira (1), Luisa Stefani e a Times Babos avançaram para as quartas de final de duplas femininas do Us Open. Elas venceram as chinesas Yang Zhaoxuan e Xu Yifan pelo placar de 2 a 1 com parciais de 6/2, 4/6 e 6/4.
A partida foi acirrada e durou duas horas e meia. O primeiro set foi favorável para a dupla da brasileira, mas acabaram perdendo o segundo. No terceiro, as chinesas tiveram uma quebra de saque e abriram 4 a 2 na parcial. Luisa Stefani e Timea Babos conseguiram emplacar quatro games seguidos e fecharam o duelo no quarto match point.
Em partida contra as campeãs do US Open de 2023, a canadense Gabriela Dabrowski e a australiana Erin Routliffe, que venceram a espanhola Cristina Bucsa e a norte-americana Nicole Melichar-Martinez por 2 sets a 0, Luisa e Timea perdendo por 2 sets a 1, com parciais de 6/0, 4/6 e 4/6.
Essa foi a quinta vez que Luisa Stefani disputa as quartas de final do Us Open. Em 2021, com Gabriela Dabrowski e 2023 com Jennifer Brady, ela chegou nas semifinais. Já em 2020 com Hayley Carter e 2024 com Demi Schuurs, não conseguiram passar de fase.
Expediente
Redação: Amanda Camargos e Vitória Castro
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro