Maria Clara Pacheco conquista ouro no Grand Prix de taekwondo

Foto: World Taekwondo

por Hugo Rezende (@hugoreis_rez) e Yasmin Veloso (@yasminfvr), estudantes de Jornalismo da UFMG

No último domingo (31), Maria Clara Pacheco retornou ao topo do pódio da categoria de 57kg do Grand Prix de Taekwondo Muju 2025, após ter vencido o campeonato em junho. A brasileira de 22 anos foi a primeira lutadora do país a conquistar esse título. Antes dela, apenas o mineiro Maicon Andrade havia alcançado esse feito.

Na grande final, Maria Clara derrotou a coreana Kim Yu-jin, com 10 a 0 no primeiro round e 5 a 4 no segundo, confirmando sua vitória por 2 a 0.

Para chegar à decisão, a atleta disputou 5 confrontos em Muju, começando com uma vitória sobre a chinesa Gu Wenjing por 2 rounds a 0. Nas oitavas, ela superou Zhang Chuling, também chinesa, por 2 a 1. Já nas quartas de final, Maria enfrentou a uzbeque Madina Mirabzalova, sendo novamente soberana com um placar de 2 a 0.

A semifinal foi mais desafiadora para a brasileira. Após dominar o primeiro round (por 10 a 4), ela foi derrotada pela tunisiana Chaima Toumi no segundo (por 4 a 3), mas com o empate (3 a 3) no terceiro round, a brasileira venceu pelos pontos (16 a 10), conquistando seu lugar na decisão do título, e depois, sua medalha de ouro.

Em 2023, a atleta brasileira conquistou o bronze no Campeonato Mundial de 2023, em Baku, no Azerbaijão. Também, em julho deste ano, ela foi a primeira medalhista de ouro do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Essen, na Alemanha, superando a tunisiana  Chaima Toumi, a mesma que venceu na semifinal do Grand Prix. Nas Olimpíadas de Paris, a brasileira ficou em sétimo.

Com todos esses feitos, Maria Clara vem consolidando sua presença na modalidade e almeja um melhor desempenho esportivo em Los Angeles 2028, com um trabalho intenso de preparação física e psicológica e uma equipe multidisciplinar preparada para auxiliar a atleta a alcançar os resultados desejados.

Deixe um comentário