UFMG garante dois bronzes na Liga Sudeste Universitária

Foto: vf_ufmg

por Emanuel Altair Cortez, estudante de Jornalismo da UFMG

A Liga Sudeste Universitária 2025 foi realizada em Vitória (ES) entre os dias 8 e 10 de agosto, reunindo equipes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho. A UFMG foi a representante de Minas Gerais no torneio, com equipes no Basquete e Vôlei, tanto no feminino quanto no masculino, e voltando para casa com duas medalhas de bronze, ambas no basquete.

No basquete feminino, a campanha começou em alta, com uma vitória sobre a UFSCar-SP por 38 a 23. O bom resultado, no entanto, não se repetiu nas rodadas seguintes. Contra o Celso Lisboa-RJ, a equipe mineira não conseguiu segurar o  ataque carioca e foi derrotada por 55 a 34. Na partida final, diante da UVV-ES, que terminaria campeã invicta, a UFMG foi superada por 41 a 34. Com uma vitória e duas derrotas, ficou na 3ª colocação, garantindo lugar no pódio.

Já no basquete masculino, a UFMG também conquistou o bronze, mas em jogos muito equilibrados. A estreia foi com derrota apertada para a UFSCar, por 61 a 56. No segundo duelo, diante da UFRJ-RJ, que terminaria como campeã, a UFMG perdeu por 61 a 52. A reação veio na última rodada, quando a equipe venceu a UVV por 58 a 47, mostrando força ofensiva e encerrando a participação em alta. O saldo foi de uma vitória e duas derrotas, suficientes para a 3ª posição geral e a medalha de Bronze.

O vôlei feminino encontrou mais dificuldades ao longo da competição. A equipe mineira perdeu para a UFSCar por 2 sets a 1, em uma partida equilibrada definida apenas no tie-break. Na sequência, enfrentou a UERJ-RJ e acabou superada por 2 a 0. O último jogo, contra a Multivix-ES, também terminou em derrota por 2 a 0. Sem vitórias, a UFMG ficou na 4ª colocação, atrás das medalhistas UFSCar, UERJ e Multivix, respectivamente.

A equipe masculina de vôlei estreou com vitória de 2 sets a 1 sobre a UFSCar, com parciais muito disputadas (25/23, 19/25 e 15/13). No dia seguinte, a UFMG foi derrotada pela UFRJ-RJ por 2 a 0, em duelo equilibrado até o fim dos sets. No encerramento, enfrentou a UFES-ES e perdeu por 2 a 1, novamente no tie-break. Assim, com uma vitória e duas derrotas, fechou a participação em 4º lugar.

Expediente

Redação: Emanuel Altair Cortez

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário