Naná conquista vitória histórica no SP Open

Foto: RODILEI MORAIS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Por Maria Polito, Malu Moura e Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG 

Na última segunda-feira (08), Nauhany Silva, conhecida como Naná, conquistou sua primeira vitória no circuito profissional da WTA. Jogando contra a compatriota Carol Meligeni, de 29 anos, a partida marcou a estreia de Naná, de 15 anos, no São Paulo Open. 

Com parciais de 6/7(0), 6/2 e 6/0, o triunfo da brasileira a classificou para as oitavas de final da competição, na qual disputará contra a argentina Solana Sierra, número 82 do mundo. Com 14 anos a menos que a adversária, Naná mostrou maturidade dentro de quadra. 

Após perder o primeiro set no tie-break, ela cresceu na partida, dominou a adversária com saques potentes e golpes agressivos do fundo da quadra, vencendo os dois sets seguintes com autoridade – incluindo um “pneu” no último. Com um estilo de jogo agressivo, Naná é a primeira jogadora nascida em 2010 a ganhar uma partida pela chave principal de um torneio profissional do WTA.

Desde pequeninha eu jogo nessas quadras, então está sendo muito especial para mim. Passar da primeira rodada de um WTA, do meu primeiro. Eu não estava imaginando passar da primeira rodada. No segundo set, consegui ser mais agressiva e jogar melhor. Era um jogo duro, meu treinador falou que o importante era ficar no jogo, perdendo ou ganhando. Primeira vez no WTA, primeira vez ganhando. É tudo primeira vez para mim“, comemorou Naná Silva.

O jogo mostrou bem o contraste entre os estilos. Naná apostou em potência e agressividade, enquanto Carol buscou controlar os pontos com mais calma e experiência. No início, a tenista de 29 anos conseguiu abrir vantagem ao quebrar o saque da jovem, chegando a ter a chance de fechar o set. Porém, Naná devolveu a quebra e levou a disputa ao tie-break, vencido por Carol por 7 a 0.

A partir do segundo set, Naná mudou o rumo do jogo. Com 91% de aproveitamento no primeiro saque e sem oferecer chances de quebra à adversária, venceu por 6/2. No set decisivo, mostrou superioridade absoluta, quebrando o saque da rival logo no início e fechando com um sonoro e expressivo 6/0.

Com o resultado, Naná Silva, atual 1206ª do ranking, deve subir para perto do top 800 mundial.  Na estreia inesquecível, Naná venceu 11 games consecutivos e confirmou porque é considerada uma das maiores promessas do tênis brasileiro. Agora, encara o desafio de enfrentar uma top 100 mundial em busca de um lugar nas quartas de final.

Expediente

Redação: Maria Polito, Malu Moura e Soraia Carvalho

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário