
Por Ingrid Mensil e Malu Moura, estudantes de Jornalismo da UFMG
As chaves do SP Open foram sorteadas no último sábado (6) e definiram os confrontos da primeira rodada da chave principal de simples e de duplas, que acontecerão nos dias 8 e 9 de setembro. A competição conta com 32 tenistas na chave principal de simples, com 28 já classificadas diretamente e 4 com a vaga conquistada por meio do qualificatório, e 16 duplas na chave principal de duplas.
O evento acontece até o dia 14 de setembro. A capital paulista é o palco do WTA 250, que reúne algumas das principais jogadoras do circuito internacional, com destaque para Bia Haddad, a melhor brasileira no ranking e a principal cabeça de chave, além de 32 jogadoras na chave principal de simples e 16 duplas.
Este é o primeiro evento da categoria realizado no Brasil desde 2016, marcando o retorno da WTA a São Paulo depois de 25 anos.
Nas disputas de simples, o Brasil contou com oito representantes na primeira fase do torneio: Bia Haddad Maia, Laura Pigossi, Ingrid Martins, Luiza Fullana, Ana Candiotto, Victoria Barros, Carolina Meligeni e Naná Silva.
Brasileiras no qualificatório do SP Open
Antes da chave principal, ocorreu as qualificatórias do SP Open. Ana Cruz jogou no sábado (06) contra a francesa Yasmine Mansouri e foi derrotada por 2 sets a 0 em parciais de 6-3 e 6-2. Thaisa Grana Pedretti jogou no sábado contra a argentina Victoria Bosio e venceu por 2 sets a 0 em parciais de 6-3 e 7-5. Pietra Rivoli jogou no sábado contra a italiana Miriana Tona e perdeu por 2 sets a 0 em parciais de 5-7, 6-2 e 3-6.
No domingo (07), Thaisa Grana Pedretti voltou às quadras, contra a francesa Yasmine Mansouri que venceu a brasileira por 2 sets a 0 em parciais de 6-2 e 6-4. Na terça-feira, Bia Haddad, Laura Pigossi e Ana Candiotto farão a estreia em simples, assim como Luiza Fullana. Já as adolescentes Naná Silva e Victoria Barros unem forças no torneio de duplas.
O SP Open 2025 é transmitido pelo SporTV.
Jogos de terça 09 (dia 4)
Quadra Central Maria Esther Bueno, a partir das 13h
L. Fullana (BRA) x R. Zarazua (MEX)
E. Mandlik (USA) x L. Pigossi (BRA)
Y. Mansouri (FRA) x A. Eala (PHI)
B. Haddad Maia (BRA) x M. Tona (ITA)
Quadra 1, a partir das 13h
F. Jones (GBR) x L. Glushko (ISR)
V. Strakhova (UCR) x A. Candiotto (BRA)
V. Barros (BRA e N. Silva (BRA) x A. Rogers (USA) e J. Tjen (INA)
Y. Cavalle-Reimers (ESP) e A. Herrero Linana (ESP) x A. Hartono (NED) e P. Thombare (IND)
Quadra 2, a partir das 13h
A. Rogers (USA) x P. Udvardy (HUN)
J. Ortenzi (ARG) x B. Cengiz (TUR)
J. Riera (ARG) e A. Sofia Sanchez (MEX) x L. Jeanjean (FRA) e V. Rodriguez (MEX)