Victoria Barros estreia no SP Open, mas é superada por americana

Foto: Fotojump/SP Open/ Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2025/09/10/victoria-barros-vida-pessoal-escola-tenis.htm?cmpid=copiaecola

Por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG 

A jovem tenista Victoria Barros, de 15 anos, fez sua estreia em torneios da WTA na última segunda-feira (8), no SP Open, em São Paulo. Convidada da organização, a potiguar enfrentou a norte-americana Whitney Osuigwe, número 136 do ranking mundial, e foi derrotada por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h47min de partida.

Jogando na quadra central Maria Esther Bueno, no Parque Villa-Lobos, Victoria mostrou garra e chegou a levantar a torcida em alguns momentos. No primeiro set, a americana começou melhor, conseguiu duas quebras de saque e fechou em 6/3.

No segundo set, a brasileira reagiu. Após devolver a quebra inicial, abriu vantagem de 4/1, embalando a torcida que a incentivava a cada ponto. No entanto, Osuigwe mostrou mais experiência, venceu quatro games seguidos e virou o placar para 5/4, fechando a partida em seguida.

Apesar da eliminação, Victoria valorizou a experiência de jogar em casa, diante do público brasileiro:

Hoje vai ser um dia que eu vou guardar para a minha carreira toda. Não consegui sair com a vitória, mas foi inesquecível. Acho que eu perdi para mim mesma. Errei muito e ela é uma tenista perfeita, uma top-150. É um momento que vou guardar para sempre, nunca vou esquecer de ter jogado aqui com essa torcida”, disse Victoria Barros.

Em entrevista coletiva após o duelo, a adolescente que integra o top-20 do ranking juvenil mundial reconheceu o nervosismo no começo do jogo, mas ressaltou a experiência positiva na competição e destacou que está no início da carreira e que experiências como essa ajudam em sua evolução:

Primeiro eu queria agradecer à organização do torneio por me dar essa oportunidade de jogar meu primeiro WTA em casa, com a torcida. Foi um jogo apertado, difícil. Comecei um pouco nervosa, sem sentir muito a bola, mas o público me acolheu e me fez crescer. Tive 4-1 no segundo set, mas desfoquei e ficou difícil, ela é muito experiente e foi bom jogar contra uma top 150 pra ver meu nível e onde estou. ‘Tenisticamente’ eu acho que ‘estou ali’ (em um bom nível), mas claro que preciso melhorar muita coisa pois sou muito nova, mais maturidade e experiência, mas estou feliz e agora vou tentar desfrutar nas duplas também ao lado da Naná”, disse a jovem, que joga ao lado de Nauhany Silva nas duplas. Naná fez história na últimasegunda-feira ao vencer seu primeiro jogo em WTA aos 15 anos de idade.

Whitney Osuigwe, por sua vez, avançou às oitavas de final e aguarda a vencedora do duelo entre Francesca Jones (Grã-Bretanha) e Lina Glushko (Israel) para conhecer sua próxima adversária.

Expediente

Redação: Malu Moura

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário