
por Júlia Neres e Mariana Braz, estudantes de Publicidade e Propaganda da UFMG
Estrelando no canal oficial da Adidas no Youtube, Rebeca Andrade e seu treinador Francisco Porath integram o novo documentário: “Rebeca Andrade by her coach”, aprofundando a relação de quase 20 anos entre os dois
Um novo documentário sobre a maior medalhista olímpica de ginástica artística brasileira, Rebeca Andrade, foi lançado pela Adidas na última sexta-feira (12). O terceiro filme da série “Illuminated” intitulado “Rebeca Andrade by her coach”, tem como foco trazer a trajetória de Rebeca na ginástica pelos olhos de seu treinador a quase 20 anos, Francisco Porath.
Illuminated é uma série de quatro episódios focada nos bastidores esportivos. Com o objetivo de trazer mais pessoalidade para o público, mostrando a importância do círculo de apoio dos atletas e suas trajetórias sob o olhar de pessoas próximas. O último episódio lançado é sobre um dos orgulhos olímpicos do país: Rebeca Andrade. Revelando um lado mais pessoal que é pouco visto pelo público, uma perspectiva que apenas o seu treinador poderia contar.
A ginasta trabalha com “Xico” há mais de uma década, e ao longo dos anos construíram uma relação de confiança, resiliência e muitas risadas, que foi apresentada ao público através do documentário. Rebeca afirmou em uma entrevista para o Olympics que tem total liberdade para conversar com Francisco, o que facilita o dia a dia de trabalho dos dois:
“Quando estou com dor, falo para ele, porque ele sabe que no dia seguinte eu vou chegar na academia e vou dar o meu melhor. Isso é muito importante para mim. Essa troca que temos, essa confiança que temos um no outro.”
Para a produção do documentário, Xico Porath gravou imagens para o filme, fazendo jus ao conceito de ser “pelo seu olhar”. Além disso, o treinador conduziu as entrevistas com Rebeca ao longo do documentário e afirmou que foi um novo desafio para ele:
“É muito difícil porque tem coisas no ginásio que a gente não quer filmar ou elas mesmo não querem. Às vezes elas não estão bem, tinha dia que eu não estava bem. Mas a equipe está de parabéns porque escolheram as melhores imagens. Eles falavam: Xico filma o que der que a gente dá um jeito. Mas tudo o que eles pegaram ali era o que a gente estava sentindo no momento. Eles conseguiram assistir todas aquelas fitas e tirar realmente o que a gente gostou de ver”
Além da divulgação pela Adidas em seus canais de comunicação, o documentário está sendo repercutido nacional e internacionalmente, em diversos canais de notícias e redes sociais. A peça possui cerca de 13 minutos e pode ser assistida no canal oficial da Adidas no YouTube.
Expediente
Redação: Júlia Neres e Mariana Braz
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro