Bia Haddad estreia no WTA 500 de Seul após maratona de viagem

Foto: Luiz Doro Neto

Por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG 

Após a eliminação nas quartas de final do SP Open, Beatriz Haddad Maia já tem novo desafio pela frente: o WTA 500 de Seul, na Coreia do Sul, torneio no qual é a atual campeã. A número 25 do ranking mundial estreia contra a sul-coreana Dayeon Back, de 23 anos e atual 306ª colocada da WTA.

A decisão de disputar o torneio foi tomada poucas horas após a derrota para a mexicana Renata Zarazua em São Paulo. No sábado (14), Bia e sua equipe avaliaram o calendário e optaram por viajar, comprando as passagens às pressas. O trajeto entre São Paulo e Seul incluiu uma longa escala em Doha, no Qatar, totalizando quase 23 horas de viagem. Mesmo com a maratona, a brasileira desembarcou pronta para defender os 500 pontos conquistados em 2023 e evitar uma queda expressiva no ranking.

Cabeça de chave número 6, Bia começa contra Back e, se vencer, enfrentará uma qualifier nas oitavas de final. Nas quartas, pode encarar a russa Ekaterina Alexandrova, cabeça 2 e atual 11ª do mundo, caso ela avance. Além da disputa em simples, Bia também jogará nas duplas, ao lado da alemã Laura Siegemund.

A grande favorita do torneio é a polonesa Iga Swiatek, número 2 do ranking, que estreia diante da chinesa Lin Zhu ou da romena Sorana Cirstea.

Após a campanha em São Paulo, Bia somou 54 pontos e subiu do 27º para o 25º lugar da WTA. Para manter-se no top 35, precisa defender o título em Seul. O torneio distribui 500 pontos para a campeã, 325 para a vice e 195 para as semifinalistas, além de uma premiação total de US$ 1,064 milhão (cerca de R$ 5,3 milhões).

A temporada da brasileira tem sido marcada por altos e baixos. Depois de viver uma série negativa de nove derrotas consecutivas entre o Australian Open e o Masters 1000 de Madri, Bia voltou a encontrar bons resultados, mas ainda busca estabilidade.

Estreia adiada pela chuva:

Inicialmente marcada para a manhã de terça-feira (16), a partida de estreia contra Back foi adiada por causa da chuva em Seul. O confronto foi remarcado para a madrugada de quarta-feira (17), não antes das 3h da manhã (horário de Brasília), sendo o terceiro jogo da Quadra Central.

A rodada contará também com os duelos entre Anastasia Zakharova x Sorana Cirstea e Jaqueline Cristian x Emma Raducanu, antes da entrada de Bia em quadra.

Informações sobre o jogo:

Jogo: Bia Haddad Maia x Dayeon Back

Data: quarta-feira, 17 de setembro

Horário: não antes das 3h (de Brasília)

Local: Seul, Coreia do Sul

Transmissão: Disney+

Expediente

Redação: Malu Moura

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário