
por Carol Freire, estudante de Jornalismo da UFMG
Com o fim do Campeonato Mundial de Vôlei, também se encerrou a fase de seleções do vôlei de quadra e as expectativas agora estão na volta da temporada de clubes. Na terça-feira (09), a Confederação Brasileira de Vôlei divulgou as datas e o chaveamento do primeiro turno da Superliga Feminina de Vôlei 2025/26, que acontecerá entre os dias 20 de outubro e 22 de dezembro, quando serão finalizadas as 11 etapas da primeira fase classificatória.
Na primeira etapa os confrontos são:
- 20/10 às 18h30 Fluminense x Sancor Maringá Vôlei e Sesc RJ Flamengo x Paulistano/Barueri e às 21h Dentil/Praia Clube x Brasília Vôlei
- 21/10 às 21h Gerdau Minas x Batavo Mackenzie
- 22/10 às 18h30 Tijuca Tênis Clube x Osasco São Cristóvão Saúde e Sesi Vôlei Bauru x Renasce Sorocaba
A estreia do Praia acontecerá em Uberlândia no Ginásio Homero Santos e o confronto entre as duas outras equipes mineiras, Minas e Mackenzie, acontece em Belo Horizonte na arena UniBH.
Na última temporada o Osasco levou a melhor, em uma final contra o Sesi-Bauru, garantindo a primeira final sem times mineiros em oito temporadas. Apesar disso, Praia e Minas têm bons históricos na competição, conquistando quase todos os títulos da Superliga desde a temporada 2017/18, sendo o Minas o segundo maior campeão da história da competição, com 6 títulos.
Na temporada 2024/25, os dois maiores times mineiros ficaram para trás nas semifinais, sendo o Praia superado pelo Sesi-Bauru e o Minas pela equipe consagrada como a grande campeã, o Osasco. Já o Mackenzie, não conseguiu alcançar os playoffs, participando apenas da etapa classificatória.
Após o dia 22/12 e o recesso de fim de ano, as oito equipes com melhor campanha se classificam para a fase eliminatória, iniciando com as quartas de final.
Expediente
Redação: Carol Freire
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro