Izabela Rodrigues brilha em Tóquio e faz história com 9º lugar no Mundial de Atletismo

Foto: Wagner Carmo/CBAt

por Amanda Camargos, estudante de Jornalismo da UFMG

Entre os dias 13 e 21 de setembro, Tóquio (Japão) recebe a 20ª edição do Campeonato Mundial de Atletismo. Uma das representantes brasileiras, Izabela Rodrigues da Silva (IEMA-SP), alcançou um feito importante no último domingo (14), ao garantir a 9ª colocação na final do lançamento do disco, com a marca de 63,22 metros. A final aconteceu no Estádio Nacional de Tóquio, na manhã de domingo pelo horário de Brasília.

Esta é a primeira vez desde 1991 que o país asiático sedia o evento, que reúne 2 mil atletas de 200 países. Ao todo, 49 provas estão em disputa, com 147 medalhas em jogo. O Brasil foi ao campeonato sendo representado por 47 atletas.

Fã da cultura japonesa, Izabela tem um carinho especial por Tóquio, porque foi também na capital japonesa que ela disputou sua primeira final olímpica, em 2021, terminando em 11º lugar. Desta vez, ela voltou a brilhar em solo nipônico, alcançando sua primeira final em Campeonatos Mundiais. 

Na fase classificatória, realizada na noite de sexta-feira (13), Izabela havia conquistado a 6ª melhor marca da etapa, com 63,75 m, seu melhor resultado na temporada. A atleta disputa seu terceiro Mundial consecutivo, tendo participado das edições de Eugene-2022 e Budapeste-2023. Seu recorde pessoal, que também é o recorde brasileiro da prova, é de 65,25 m, registrado em junho de 2024.

O pódio do lançamento do disco feminino teve domínio americano e europeu. A medalha de ouro ficou com a norte-americana Valerie Allman, que lançou 69,48 m em sua quinta tentativa. A prata foi para a holandesa Sandra Elkasevic, com 67,50 m, enquanto o bronze ficou com a cubana Silinda Moráles, que estabeleceu seu novo recorde pessoal: 67,25 m.

Expediente

Redação: Amanda Camargos

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário