
Por Ellen Canabrava e Mariana Taveira, estudantes de Jornalismo da UFMG
Atingindo a marca de 4,60m, a saltadora de 28 anos disputou a qualificação do Mundial de Tóquio, na noite do último domingo (14), e avançou para a decisão
Natural de São Caetano do Sul, a brasileira Juliana Campos disputou a semifinal do mundial de salto com vara no último domingo (14), em Tóquio, no Japão. A atleta terminou a classificatória da prova do salto com vara na liderança geral e colocou o Brasil na final depois de uma década. Juliana iniciou sua participação na classificatória ultrapassando a altura de 4,25m. A marca subiu para 4,30m e novamente a brasileira passou em sua primeira tentativa.
Na sequência, Juliana seguiu sobrando na prova e bateu as marcas de 4,45 e 4,60m, ambas logo na sua primeira tentativa. Depois de um longo período de paralisação, a organização do Mundial de Atletismo confirmou a classificação de todas as 14 atletas que atingiram a altura de 4,60m. Como não errou nenhuma de suas tentativas, a brasileira avançou na liderança geral, ao lado de outras cinco competidoras.
Essa foi a primeira vez que Juliana Campos garantiu uma vaga na decisão do Mundial. Na edição de 2023, ela encerrou a classificatória na 22ª posição, com a marca de 4,50m.
No domingo, a atleta atingiu um verdadeiro marco após a classificação. Isso porque a última vez que o país havia se classificado para a decisão (no feminino) em Campeonatos Mundiais foi em 2015, quando Fabiana Murer conquistou a medalha de prata em Pequim, na China. Fabiana, inclusive, foi colega de treino de Juliana, em São Caetano do Sul.
Juliana Campos volta às pistas na próxima quarta-feira (17), quando irá competir na busca por uma medalha, às 8:10 (horário de Brasília).
Expediente
Redação: Ellen Canabrava e Mariana Taveira
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro