O Cruzeiro de garotas é o assunto do momento

O Cruzeiro fez história no último fim de semana ao se tornar o primeiro clube mineiro a chegar à final do Brasileirão. O vice-campeonato tem que ser comemorado, pois não é fruto do acaso e da sorte: coroa um trabalho sério e uma equipe que vem sendo competitiva nacionalmente nos últimos dois anos. 

Esse breve editorial apresenta mais uma edição especial da Revista Marta. Produzida como atividade da disciplina de Laboratório de Comunicação e Esporte, ofertada para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da UFMG, a edição coroa também o nosso trabalho de cobertura desse time do Cruzeiro nos últimos meses. 

Desde o início de 2025, temos coberto cotidianamente os clubes de futebol feminino de Belo Horizonte, com notícias e reportagens sendo publicadas por aqui e comentários em nosso videocast semanal, o MartaCast. Agora, conseguimos produzir um material especial com longas reportagens sobre diversos temas, entrevistas exclusivas e perfis de jogadoras e da dirigente por trás do projeto de sucesso: Bárbara Fonseca, atual diretora de futebol feminino do Cruzeiro.

Quer entender melhor porque o Cruzeiro de garotas é a sensação do momento? Comece pela retrospectiva As Cabulosas: a temporada histórica do Cruzeiro de garotas, produzida por Ingrid Mensil (@ingridmensil) e Francyelle Messias (@francyellemessias), estudantes de Jornalismo da UFMG. 

Davi Perin e Matheus Lemes, estudantes de Publicidade e Propaganda da UFMG, explicam em outra reportagem especial que não é só dinheiro: o projeto do Cruzeiro alinhou gestão, orçamento, continuidade de comissão técnica e mobilização de torcida para chegar onde chegou. 

Ellen Canabrava e Mariana Taveira, estudantes de Jornalismo da UFMG, exploram a fundo quem patrocina o futebol de mulheres no Brasil em outra reportagem especial. 

Maria Polito e Soraia Carvalho, estudantes de Jornalismo da UFMG, apresentam em detalhes a Desorganizada Cabulosa, primeira torcida exclusiva do time feminino do Cruzeiro. E Amanda Camargos e Vitória Castro, também estudantes de Jornalismo da UFMG, explicam o perfil das torcedoras e torcedores que têm acompanhado o futebol de mulheres em Minas Gerais e, particularmente, o Cruzeiro. 

Por fim, trazemos três perfis. O primeiro, feito a partir de uma entrevista exclusiva para a Revista Marta, é o de Bárbara Fonseca, a gestora que está no Cruzeiro desde a criação deste time feminino em 2019 — o Cruzeiro, vale lembrar, teve uma equipe feminina na década de 1980 .

O segundo é dedicado à Byanca Brasil porque todo time de sucesso tem um ídolo e um rosto que o representa. Essa é Byanca Brasil, sem dúvidas. O último é daquela jogadora a mais tempo no elenco e que também tão bem representa a trajetória da equipe: Vanessinha, Cabulosa desde 2019.

Leiam e compartilhem com torcedoras e torcedores do Cruzeiro esta edição. E que as Cabulosas sirvam de inspiração para os outros times mineiros do que é valorizar o futebol feminino!

Expediente
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro
Edição: André Quintão
Equipe de reportagem: Francyelle Messias, Ingrid Mensil, Matheus Lemes, Davi Arnaut, Ellen Canabrava, Mariana Taveira, Maria Polito, Soraia Carvalho, Amanda Camargos, Vitória Castro, Júlia Neres, Mariana Braz, Hugo Rezende, Yasmin Veloso, Felipe Gonzaga, Vinícius Yutaka e Matheus Ribeiro

Avatar de Desconhecido

Autor: Ana Carolina Vimieiro

Professora da UFMG e coordenadora do Coletivo Marta (https://coletivomarta.org/). Jornalista, atleticana e "tenista" nas horas vagas.

Deixe um comentário