Projeto de Lei do governo federal prioriza o futebol feminino

 Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR

por Vitória Castro, estudante de Jornalismo da UFMG

O Governo Federal enviou na última sexta- feira (12) à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que prioriza o futebol feminino na política esportiva nacional. A proposta foi apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta- feira (10) em um evento no Palácio do Planalto que reuniu jogadoras campeãs da Copa América. 

O projeto pretende combater a discriminação e a violência contra a mulher em práticas relacionadas ao futebol, garantir os mesmos direitos e benefícios conferidos aos futebol masculino, incentivar o futebol feminino de base e parcerias entre escolas, universidades e clubes de futebol para buscar novos talentos, promoção da presença feminina em gestão, arbitragem, direção técnica e educação física e exigência de que partidas oficiais aconteçam em estádios com acesso ao público

Lula também destacou que o governo busca promover oportunidades para que as mulheres pratiquem o esporte que quiserem. “Esse projeto de lei vai garantir às organizações esportivas formadas de futebol feminino os mesmos direitos e benefícios conferidos às de futebol masculino, inclusive os recursos financeiros”, afirmou o presidente Lula.

A solenidade contou com as atletas Amanda Gutierrez, Andressa Karolaine, Cláudia Luana de Oliveira, Fátima Dutra e Fernanda Palermo, além do técnico da seleção brasileira, Arthur Elias, do presidente da CBF, Samir Xaud e do ministro do esporte, André Fufuca. 

A Seleção de Futebol Feminino conquistou a Copa América em agosto e chegou ao seu nono título da competição em dez disputados. Agora, a Copa do Mundo de 2027 é considerada uma prioridade para o Governo. 

Expediente

Redação: Vitória Castro

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário