
por Emanuel Altair Cortez, estudante de Jornalismo da UFMG
A pugilista brasileira Rebeca Lima conquistou a medalha de ouro na categoria até 60kg do Mundial de Boxe 2025, em Liverpool. Na manhã do último domingo (14), a brasileira superou a polonesa Aneta Rygielska na final, em decisão dividida por 3 a 2, garantindo a primeira medalha do Brasil nesta edição da competição, a única de ouro.
A luta pela medalha de ouro foi muito equilibrada. No primeiro round, as atletas se estudaram bastante, com a polonesa tentando impor sua maior envergadura, enquanto Rebeca buscava encurtar a distância. No segundo assalto, a brasileira conseguiu se impor mais, encaixando golpes precisos e acelerando o ritmo e conquistando uma vantagem, precisando apenas administrar o terceiro e último round, com movimentação intensa até o gongo final.
A conquista teve sabor de revanche. Rygielska havia sido responsável por uma das únicas duas derrotas sofridas por Rebeca nesta temporada. Na semifinal, a carioca de 24 anos já havia superado outra antiga algoz, a casaque Viktoriya Grafeyeva, que a derrotou na final da Copa do Mundo, no Cazaquistão. Contra adversárias de maior estatura, a brasileira apostou em velocidade, movimentação constante e variedade de golpes para virar os duelos a seu favor.
O título mundial é o segundo ouro internacional de Rebeca em 2025. Em junho, ela já havia vencido o Grand Prix de Boxe da Tchéquia, consolidando-se como um dos principais nomes da nova geração do boxe brasileiro.
Expediente
Redação: Emanuel Altair Cortez
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro