
Por Emanuel Altair Cortez e João Pedro Salles
A 6ª edição da Copa Unitri de handebol movimentou o fim de semana em Santa Luzia nos dias 20 e 21 de setembro, reunindo equipes amadoras da região metropolitana e atléticas universitárias. A UFMG esteve representada por duas equipes, a AALEB (Letras, ECI e Belas Artes) e a Vetusta (Direito), que protagonizaram bons jogos no Poliesportivo da cidade.
A Vetusta estreou com derrota para o Lions, de Santa Luzia, por 33 x 19, mas venceu a AALEB por 24 x 15 na partida seguinte e garantiu uma vaga nas semifinais. Já a AALEB, além da derrota para a Vetusta, também perdeu para a Lions, por 28 x 19, e foi eliminada na fase inicial do torneio. Na semifinal, a Vetusta perdeu para a Dusotros por 29 x 22 e terminou a competição na terceira colocação, garantindo a medalha de bronze.
O capitão da AALEB, Miguel Miranda, avaliou a participação da equipe destacando que o time entrou em quadra com uma formação mista, reunindo também atletas de fora da atlética, já que a Copa Unitri é disputada na categoria adulta e exige um nível acima do puramente universitário, que estão acostumados à jogar. Mesmo com as duas derrotas, o atleta ressaltou que a experiência foi positiva e contribui para o crescimento do grupo, trazendo aprendizado importante para os próximos desafios.
O torneio consagrou mais uma vez a Dusotros, equipe amadora de Belo Horizonte, que levantou o troféu após vencer a Lions por 22 x 21 na grande final em uma partida emocionante, somando mais uma conquista da Copa Unitri. Na artilharia, o grande nome foi Pedro Neves, da Vetusta, que marcou 25 gols e terminou como o principal goleador da competição.
Expediente
Redação: Emanuel Altair Cortez e João Pedro Salles
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro