
Por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG
A gaúcha Gabriela Cé, de 32 anos, fez uma grande campanha no ITF W75 de Kursumlijska Banja, na Sérvia, mas acabou caindo na semifinal. Atual número 417 do ranking mundial, a brasileira perdeu para a jovem promessa russa Rada Zolotareva, de apenas 16 anos e atual 701ª da WTA, que venceu em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4.
Apesar da derrota, Cé somou 29 pontos no ranking, que a projetam para o 368º lugar, uma ascensão de 49 posições. Este foi o melhor resultado da brasileira em 2025, já que se tratava do torneio de maior nível entre as três semifinais alcançadas na temporada.
A campanha da brasileira começou de forma impressionante. Logo na estreia, Cé eliminou a principal favorita ao título, a atleta de Liechtenstein Kathinka Von Deichmann (#202), em sets diretos: 6/3 e 6/2, após 1h22 de partida.
Na sequência, superou a búlgara Denislava Glushkova (#380) em duelo equilibrado de 2h39, com parciais de 6/3 e 7/6(4), garantindo vaga nas quartas de final pela nona vez na temporada.
Classificada para as semifinais sem precisar entrar em quadra, após a desistência da britânica Ranah Stoiber (#479), Cé teve a chance de disputar sua terceira semifinal do ano e a mais importante em termos de pontuação, mas acabou superada pela russa Zolotareva.
Com a confiança renovada e a volta provisória ao top 400 da WTA, Gabriela Cé já tem definidos seus próximos torneios. Na próxima semana, disputa o ITF W35 de Santa Margherita di Pula, na Itália. Em seguida, retorna ao Brasil para a série de torneios no país, começando pelo ITF W35 de São Paulo, no dia 29 de setembro.
Expediente
Redação: Malu Moura
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro