Itália conquista segundo título consecutivo da Billie Jean King Cup

Foto: FITP

Por Enzo Beber e Maria Polito, estudantes de Jornalismo da UFMG

No último domingo (21), a Itália conquistou, pela segunda vez consecutiva, o título da Billie Jean King Cup em final contra os Estados Unidos disputada em Shenzhen, na China. Em vitória por 2 a 0, as italianas Jasmine Paolini e Elisabetta Cocciaretto garantiram a conquista ainda nas partidas individuais, com parciais de 6/4 e 6/4 no primeiro jogo e, no segundo, 6/4 e 6/2. 

A fase de mata-mata da Billie Jean King Cup, o maior torneio de tênis feminino entre países, é disputada em série de três partidas (duas simples e uma de duplas), em que a primeira equipe a alcançar duas vitórias, consagra-se campeã. 

O sexto título reposiciona a Itália no quarto lugar de maiores campeãs da competição, atrás apenas dos EUA (18), República Tcheca (11) e Austrália (7). A seleção é também a primeira a conquistar títulos consecutivos na competição após a República Tcheca, com títulos de 2014 a 2016.

Como foi a campanha da Itália

A primeira partida da série foi realizada entre Cocciaretto e Navarro. A italiana vinha de uma derrota nas semifinais em partida de jogo simples contra a ucraniana Marta Kostyuk, por 2 sets a 0.

Acertando 73% dos seus primeiros serviços, a italiana salvou um break point enquanto sacava para a para o set de abertura. Com um backhand na linha, fechou o primeiro set com parciais de 6/4.

O segundo set, no entanto, foi turbulento para a italiana, com americana abrindo 4 games a 2. Contudo, Elisabetta devolveu a quebra logo em seguida e garantiu a vantagem, voltando à frente do placar com um 5 a 4 com outro backhand da linhas de saque antes de encerrar a primeira partida da final.

Após a primeira partida vitoriosa da conterrânea, Paolini duelou contra Jessica Pegula. As atletas estão no topo do ranking mundial, ambas classificadas entre as 10 melhores do mundo.

O primeiro set foi vencido pela italiana, número oito do ranking, por 6-4. Depois disso, a europeia teve controle quase total da partida contra a sétima do ranking. 

Pegula recuperou o serviço que foi quebrado e conseguiu salvar três match points da adversária. O feito, entretanto, não foi o suficiente para alcançar Paolini, que ganhou o segundo set por 6/2 e fechou a partida com mais um 2 a 0 para as italianas, encerrando a série.

Expediente

Redação: Enzo Beber e Maria Polito

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário