
Por Emanuel Altair Cortez, estudante de Jornalismo da UFMG
A Liga Inter Atléticas (LIA) de vôlei da UFMG começa sua edição 2025 no dia 27 de setembro e promete movimentar o calendário esportivo universitário com 17 equipes na disputa. O torneio será realizado em duas fases: primeiro em grupos e, depois da classificação, dividido em duas divisões que levam à fase de mata-mata, prevista para novembro. Os jogos acontecerão prioritariamente no Centro Esportivo Universitário (CEU), com a possibilidade de utilização de quadras cobertas para as fases decisivas do torneio.
Criada para ampliar a integração entre as atléticas da universidade, a LIA já consolidou sua tradição. O Hércules, atlética da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, é o grande nome da primeira divisão, tendo conquistado todos os 4 títulos desde o início da competição. Em 2024, o pódio da elite foi formado por Hércules, Grifo e FACE. Já na segunda divisão, quem levou a taça foi a Medusa, seguida por Basilisco e Saúde.
Neste ano, a fase inicial divide as equipes em quatro grupos, sendo três com 4 equipes e um com 5 equipes. As atléticas confirmadas são:
Grupo A:
- Hércules Preto (EEFFTO)
- Conclave Vermelha (Medicina)
- Janus
- Vetusta (Direito)
Grupo B:
- Grifo (Engenharia)
- Hércules Amarelo (EEFFTO)
- Medusa (Biomedicina e Farmácia)
- AALEB (Letras, ECI e Belas Artes)
Grupo C:
- FACE
- Basilisco (Odontologia)
- Fênix (Saúde)
- Profeta (EAD)
Grupo D:
- FAFICH
- ICEx
- Guará (Ciências Biológicas)
- Conclave Branca (Medicina)
- Taurus (Medicina Veterinária)
A primeira rodada está marcada para o dia 27 de setembro, no CEU, e já reserva confrontos de destaque: ICEx enfrenta Guará, Conclave Vermelha encara Vetusta, e a Taurus terá dois jogos no mesmo dia, contra Conclave Branca e FAFICH. Na outra quadra, Hércules Amarelo faz sua primeira partida do dia contra a AALEB, FACE estreia diante de Fênix, Hércules Amarelo volta à quadra para medir forças com o Grifo, enquanto a AALEB faz sua segunda partida do dia contra a Medusa.
A organização também avalia expandir a competição. Havia a expectativa de criar uma divisão feminina ainda em 2025, mas a baixa adesão deve adiar os planos para os próximos anos. Assim, a LIA segue firme em sua versão masculina, consolidando-se como um dos torneios mais tradicionais e vibrantes do esporte universitário na UFMG.
Expediente
Redação: Emanuel Altair Cortez
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro