Na areia, Fafich inicia com pé direito Copa União rumo ao bicampeonato

Foto: Divulgação/AAFAFICH

por João Pedro Salles, estudante de Jornalismo da UFMG

Os gatos pretos levam dois ouros e uma prata no primeiro final de semana da competição 

Neste último final de semana, dos dias 20 e 21 de setembro, a Copa União da UFMG começou com as modalidades de areia. Com destaque para a Associação Atlética da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (AAFAFICH), que levou dois ouros e uma prata para a casa. Os jogos foram realizados na Arena Sport Beach BH, localizada no bairro Renascença, em Belo Horizonte.

O primeiro final de semana da competição foi composto por três modalidades: Futvôlei e Vôlei de Praia masculino, vencidos pela Fafich, além do Vôlei de Praia feminino, vencido pela Fênix, Associação Atlética Acadêmica de Saúde (AAAS).

Volei de Praia Feminino

A modalidade contou com cinco atléticas: Fênix (AAAS), Fafich (AAAFAFICH), Profeta (Arquitetura e Design – AAEAD), Icex (Ciências Exatas – AAAICEX) e a Medusa (Fármacia e Biomedicina – AAFAB).

A competição foi dividida em duas fases: fase de grupo, em que todos se enfrentam e, os dois primeiros se classificam a final e a grande final. 

A competição chegou à final com as duas principais equipes, a da Fafich, formada por Luize Campozella, Rebeca Canutto e Dominique Braz, com três vitórias em quatro partidas, e a da Fênix, formada por Eileen Chavez e Flora Baldi, invicta – tendo perdido somente um set, para a Fafich. O jogo que prometia muita competitividade não conseguiu entregar muito. A partida foi completamente dominada pela dupla do Icex, que venceu os dois sets, por 21 a 6 e 21 a 10, e levou o ouro. O bronze ficou com a Medusa, pela terceira melhor campanha na fase de grupos.

Volei de Praia masculino

A modalidade contou com seis atléticas: Fafich (AAAFAFICH), Profeta (Arquitetura e Design – AAEAD), Icex (Ciências Exatas – AAAICEX), Medusa (Fármacia e Biomedicina – AAFAB), Basilisco (Odontologia – AAFO) e a Guará (Ciências Biológicas – AAUCB).

Fafich, representados por Luiz Fernando, Gabriel Ribeiro e Arthur Freitas, e Icex, com trio formado por Vinnicius Saraiva, Emmanuel Felipe e Rafael Cardoso, dominaram seus grupos e chegaram às semis como amplas favoritas. Os Gatos Pretos avançaram em duelo acirrado contra a Guará. Os placares de 21 a 19 e 21 a 15 determinaram o 2 a 0 para os aurirroxos. Já no outro confronto, o Icex iniciou vencendo a Odonto, e levou a virada, com direito a um tie-break emocionante, em 17 a 15 para o Basilisco.

Na final, a Fafich manteve sua hegemonia e venceu a Odonto por 2 a 0, em sets de 21 a 16 e 21 a 17, e levou outro ouro para casa. O bronze ficou com o Icex, após vitória de 2 a 0 sobre a Bio.

Futevôlei Masculino

A modalidade contou com quatro atléticas: Fafich (AAAFAFICH), Profeta (Arquitetura e Design – AAEAD), Icex (Ciências Exatas – AAAICEX) e a Medusa (Fármacia e Biomedicina – AAFAB)

Com apenas quatro atléticas, o torneio foi dividido em duas partes: fase de grupos e final, com os dois melhores colocados. 

Fafich, com dupla formada por Caio Almeida e Francisco Brun e Medusa, representados por Gabriel Dias, Guilherme Azevedo e João Barbosa, mantiveram-se como as principais concorrentes ao ouro, dominaram seus rivais e já fizeram uma “final antecipada” em jogo na primeira fase, em um 2 a 1 eletrizante decidido no tie-break, por 17 a 15, para os Gatos Pretos. Ambas as equipes se classificaram em primeiro e se enfrentaram novamente na final.

A partida repetiu a dose da primeira fase, novamente um 2 a 1 para a Fafich e jogo decidido nos detalhes no tie-break, 15 a 13 e mais um ouro para os aurirroxos. O bronze ficou com o Icex, pela terceira colocação na fase de grupos.

Expediente

Redação: João Pedro Salles 

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário