
Por Ellen Canabrava e Mariana Taveira, estudantes de Jornalismo da UFMG
Entre os dias 24 de setembro e 5 de outubro de 2025, a praia de Copacabana recebe a elite mundial nas areias da cidade carioca
A Cidade Maravilhosa será palco de etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (Beach Pro Tour – Elite 16) e do Circuito Brasileiro, incluindo as disputas Sub-21 e o Aberto/Top 16. O torneio vai reunir os melhores atletas da modalidade em um dos principais cenários do esporte mundial, Copacabana.
Calendário das disputas:
- 24 a 28 de setembro – Beach Pro Tour (Elite 16) – Circuito Mundial
- 28 de setembro a 1 de outubro – Sub-21 – Circuito Brasileiro
- 1 a 5 de outubro – Aberto / Top 16 – Circuito Brasileiro
A realização dos eventos na cidade é fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o Governo do Estado do Rio Janeiro e o Grupo KLEFER, que juntos irão transformar as areias de Copacabana em uma arquibancada natural para as partidas.
O Brasil contará com a participação de 11 duplas no torneio, entre elas, a dupla Andressa e Tainá, que brilhou em etapas recentes, e as líderes do ranking feminino, Thamela e Victoria, que entram por via das qualificatórias com boas chances de se classificar.
O vôlei de praia é uma das modalidades mais tradicionais do país e já rendeu 14 medalhas olímpicas para o Brasil, sendo a última conquistada pela dupla Duda e Ana Patrícia – o ouro em Paris 2024.
O evento terá entrada gratuita mediante retirada de ingressos no Sympla.
Expediente
Redação: Ellen Canabrava e Mariana Taveira
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro