
Por Emanuel Altair Cortez, estudante de Jornalismo da UFMG
No último dia 20 de setembro, a equipe de iniciação do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, participou do Campeonato Mineiro de Atletismo da categoria Sub-16. A delegação contou com 24 jovens atletas, acompanhados pelo treinador Giancarlo Maron e pela comissão técnica formada por Pedro Botelho, Gabriel Andrade, Ryan Caique e a fisioterapeuta Larissa Pinheiro. A coordenação geral ficou a cargo do professor doutor Márcio Prudencio, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).
O grupo representou a universidade com destaque em várias provas, conquistando pódios importantes e reforçando a tradição do CTE na formação de novos talentos do esporte mineiro. Entre as medalhas conquistadas, brilharam nomes como o de Heitor Pereira Cotrim, campeão no salto em altura, e Daniel Moura dos Santos, que levou o ouro no lançamento do martelo. Além deles, o atleta Isac de Jesus Pereira também teve atuação marcante, ficando em 1º lugar no salto em distância, em 2º nos 250m rasos e ainda contribuindo para o 3º lugar da equipe no revezamento 4x75m, ao lado de Pedro Lopes, Nicolas Veloso e Isaque Souza.
Já no feminino, a atleta Elis Rodrigues foi vice-campeã no pentatlo, enquanto Sarah Moura garantiu o 3º lugar no salto triplo. Outra medalhista foi a Asafe Rodrigues dos Santos, que conquistou a prata no lançamento do disco.
O Departamento de Esportes da UFMG destacou o desempenho coletivo e individual dos atletas, ressaltando a dedicação da comissão técnica no suporte aos competidores. “O excelente resultado é fruto do trabalho conjunto entre jovens talentos e profissionais comprometidos com o desenvolvimento esportivo”, registrou a instituição em comunicado oficial. Com resultados expressivos no Campeonato Mineiro Sub-16, os atletas do CTE/UFMG seguem como promessa para o futuro do atletismo estadual e nacional.
Expediente
Redação: Emanuel Altair Cortez
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro