
Por Enzo Beber e Maria Polito, estudante de Jornalismo da UFMG
Na última quarta-feira (24), foi divulgada a convocação da Seleção Brasileira para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da história. O anúncio foi feito em evento na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, e contou com a presença de Samir Xaud, presidente da entidade. O treinador, Wilson Sabóia, divulgou a lista com os nomes das quatorze atletas escolhidas para representar o Brasil no Mundial.
A competição, organizada pela FIFA, ocorrerá de 21 de novembro a 7 de dezembro em Pasig City, na região metropolitana de Manila, nas Filipinas. Ao contrário do futsal masculino, que já conta com dez edições de Copa do Mundo, o futsal feminino terá a sua primeira versão em 2025.
Anteriormente, foram realizadas seis edições do Torneio Mundial de Futsal Feminino, competição não oficial entre seleções de futsal femininas filiadas à FIFA. Ainda que disputado sob as regras da Federação, o torneio foi organizado por diversas federações nacionais. O Brasil venceu todas as edições do torneio, de 2010 a 2015.
A FIFA, agora, é organizadora de quatro competições femininas globais de futsal: a Copa do Mundo Feminina da FIFA™, a Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA™, a Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA™ e a Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™.
As dezesseis delegações participantes serão divididas em quatro grupos de quatro equipes. As duas melhores equipes de cada grupo se classificam para as quartas de final, seguidas pelas semifinais, pela disputa pelo terceiro lugar e pela final. As seleções classificadas são divididas nos seguintes grupos:
Grupo A: Filipinas, Polônia, Marrocos, Argentina
Grupo B: Espanha, Tailândia, Colômbia, Canadá
Grupo C: Portugal, Tanzânia, Japão, Nova Zelândia
Grupo D: Brasil, Irã, Itália, Panamá
Classificada como campeã da Copa América e líder do Ranking Mundial Feminino, a Seleção irá encarar duas equipes do alto escalão do futsal mundial: Itália e Irã. As italianas ocupam a sétima posição do ranking, seguidas das iranianas, que ocupam a nona posição. A seleção do Panamá, 79ª colocada, fecha o grupo.
Convocação:
Goleiras
Bianca – Stein Cascavel
Júlia – Nun’Álvares (Portugal)
Fixas
Taty – CMB Matera (Itália)
Diana – Bitonto (Itália)
Camila – Nun’Álvares (Portugal)
Alas
Amandinha – Torreblanca Melilla (Espanha)
Emily – Torreblanca Melilla (Espanha)
Tampa – Roma (Itália)
Débora Vanin – CMB Matera (Itália)
Simone – Kristall (Rússia)
Luana Rodrigues – Stein Cascavel
Pivôs
Natalinha – Taboão Magnus
Ana Luiza – Torreblanca Melilla (Espanha)
Luciléia – Bitonto (Itália)
Jogos
23 de novembro – Brasil x Irã – 8h30
26 de novembro – Brasil x Itália – 7h
29 de novembro – Brasil x Panamá – 6h
Expediente
Redação: Enzo Beber e Maria Polito
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro