
Por Duda Castro, estudante de Jornalismo da UFMG
Entre os dias 1 e 5 de outubro, as areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, recebem as principais duplas femininas do país para a 8ª etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia 2025. A competição promete movimentar o calendário nacional e aproximar o público da elite da modalidade, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no YouTube Vôlei Brasil e, nas fases decisivas, também no SporTV2.
As disputas começam na quarta-feira (1) com o qualifying do Aberto, das 8h às 18h, definindo as últimas vagas no torneio principal. Na quinta-feira (2), das 9h às 17h30, acontecem a fase de grupos e as oitavas de final do Aberto, que continuam na sexta-feira (3) com quartas e semifinais, além do início da fase de grupos do Top 16, entre 9h e 18h20.
O sábado (4) será o dia mais movimentado da etapa: das 8h30 às 19h50, acontecem as oitavas, quartas e semifinais do Top 16, além das finais e disputa de terceiro lugar do Aberto. Já no domingo (5), o torneio se encerra com as finais e a disputa pelo bronze do Top 16, entre 10h e 12h.
No feminino, o destaque fica por conta de Duda e Ana Patrícia, campeãs olímpicas em Paris 2024 e vencedoras da última etapa, em João Pessoa (PB). A dupla chega embalada por uma sequência de bons resultados: subiram ao pódio em quatro etapas do Elite 16, do circuito mundial, conquistando quatro medalhas de bronze.
Além delas, outras quinze parcerias completam o Top 16 da etapa carioca, prometendo equilíbrio e alto nível técnico na disputa pelo título:
- Carol / Rebecca
- Taiana / Talita
- Verena / Kyce
- Hege / Vitória
- Carol Horta / Elize
- Andressa / Tainá
- Thainara / Talita
- Ana Luiza / Josi Alves
- Fabrine / Aline
- Carol Goerl / Victoria
- Fernanda / Andrezza
- Manu / Quemile
- Teresa / Rosimeire Lima
- Julhia / Carolina
- Marcela / Clara
Expediente
Redação: Duda Castro
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro