
Por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG
Entre os dias 25 de setembro e 5 de outubro, Pequim recebe o WTT China Smash, um dos principais torneios do circuito mundial de tênis de mesa. O Brasil estreou com vitórias das irmãs Bruna e Giulia Takahashi, que acabaram eliminadas nas fases seguintes.
Giulia foi a primeira a entrar em ação, ainda no qualifying, diante da sérvia Sabina Surjan, número 125 do ranking mundial. A brasileira começou bem, sacando e recebendo com qualidade, e fechou o primeiro game em 11/6. No segundo, a adversária cresceu, variou os serviços e dominou por 11/4. Giulia reagiu na terceira parcial, impondo seu ritmo e forçando os erros da sérvia, ela fechou por 11/9 após três game points. O quarto game foi mais equilibrado, mas a brasileira manteve a pressão e fechou em 12/10, avançando de fase.
Na sequência, porém, a Takahashi mais nova não resistiu à chinesa Yang Yi Yun, atual campeã do WTT Feeder Capadócia. A brasileira sofreu com o estilo defensivo da adversária e perdeu por 3 a 0, com parciais de 11/7, 11/3 e 11/3.
Já Bruna Takahashi, que entrou direto na chave principal, enfrentou Fu Yu, atleta que representa Portugal. Em apenas 17 minutos de jogo, a brasileira com estilo de jogo ofensivo venceu por 3 a 0, com parciais de 11/7, 11/7 e 11/6, e se classificou para a fase de 32 avos.
Em sua segunda partida do torneio, Bruna Takahashi reencontrou Zhu Yuling, responsável por sua eliminação recente no WTT Champions Macao, e o desfecho foi o mesmo. A atleta de Macau começou dominante, impondo ritmo acelerado e vencendo o primeiro game por 11/2.
No segundo, Bruna reagiu, explorou os erros da rival e chegou a abrir 9 a 5. A parcial, entretanto, se tornou a mais equilibrada da partida, estendendo-se até 20 a 18 para Zhu, após mais de 35 pontos disputados. No terceiro set, o equilíbrio durou até o oitavo ponto, mas Yuling voltou a se impor e fechou em 11/7, garantindo a vitória por 3 a 0 e a eliminação da brasileira no simples feminino.
Bruna Takahashi segue viva no torneio nas duplas mistas, ao lado de Hugo Calderano. A parceria brasileira avançou após vencer os chineses Fei Xue e Tian Yi Qian por 3 a 1 e agora terá pela frente a dupla espanhola Alvaro Robles e Maria Xiao.
Expediente
Redação: Soraia Carvalho
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro