São Paulo sedia ITF W35 e Laura Pigossi e Carolina Meligeni são favoritas

Foto: Rafael Pignataro

Por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG

As paulistas Laura Pigossi e Carolina Meligeni Alves serão as principais favoritas do Torneio Internacional Feminino de Tênis, evento de nível ITF W35 que começou na segunda-feira (29) nas tradicionais quadras de saibro do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo. A competição terá entrada gratuita para o público e reúne nomes importantes do circuito, incluindo algumas das principais brasileiras do ranking.

Pigossi, atual 178ª do mundo e número 2 do Brasil, volta ao Paineiras para defender o título conquistado no ano passado, quando lotou a quadra central. Vice-campeã de duplas no recente WTA 250 de São Paulo, ela busca pontos valiosos para garantir vaga no qualificatório do Australian Open de 2026. Na estreia, enfrentará a argentina Luciana Moyano (#801) e, em caso de vitória, terá pela frente uma qualifier ou a convidada Marjorie Souza. Uma possível quartas de final pode colocá-la diante da compatriota Thaisa Pedretti (#454), sexta favorita.

Do mesmo lado da chave, Gabriela Cé (#368), quarta cabeça de chave, encara na primeira rodada a argentina Justina Gonzalez (#735). Se avançar, pode enfrentar a convidada Rebeca Pereira (#1148) ou uma jogadora vinda do quali. Nesse quadrante também está Luiza Fullana (#627), que estreia contra a chilena Antonia Vergara (#532), oitava favorita, com chance de cruzar o caminho da vencedora entre Cé e Pedretti rumo às quartas.

O outro lado da chave é liderado por Carolina Meligeni (#250), cabeça de chave número 2. Ela abre sua campanha contra a argentina Berta Bonardi (#693) e, se avançar, enfrentará nas oitavas a convidada Luiza Esteves ou uma qualifier. Nas quartas, poderá encarar a italiana Miriana Tona (#373), quinta favorita, a liechtensteinense Sylvie Zund (#915) ou a vencedora do duelo entre Júlia Konishi (#804) e Sofia Mendonça (#877).

Outra brasileira em destaque é Ana Candiotto (#468), sétima favorita, que estreia contra a chilena Jimar Gonzalez (#731). Se passar, pode encarar nas oitavas Jennifer Dourado (#1014), convidada, ou a argentina Camila Markus (#790). Uma eventual quartas de final pode colocá-la frente a frente com a argentina Jazmin Ortenzi (#287), terceira cabeça de chave.

O torneio conta com grande presença nacional: das sete brasileiras mais bem colocadas no ranking mundial, seis estão confirmadas, totalizando 13 representantes já na chave principal, número que deve aumentar com as classificadas do quali. Entre elas está a juvenil Nauhany Vitória (#793), de apenas 15 anos, sensação do recente WTA de São Paulo. Como só pode receber convites limitados pela idade, optou por disputar o qualificatório, que distribui as últimas oito vagas na chave de simples.

Também marcam presença nomes estrangeiros de peso, como a própria Ortenzi e a chilena Antonia Vergara, além da italiana Miriana Tona. Segundo o diretor do torneio, José Mauro Wasserfirer, o Paineiras mantém a tradição de apoiar o tênis nacional: “É uma excelente oportunidade para as brasileiras somarem pontos importantes nesta reta final da temporada. Vale ficar de olho nas jovens da nova geração, que estão despontando com força.”

Com equilíbrio entre experiência e juventude, o ITF W35 do Paineiras promete movimentar o tênis feminino no Brasil e pode ser decisivo para atletas que buscam ascensão no ranking mundial e vagas em torneios maiores no próximo ano.

Expediente

Redação: Malu Moura

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário