
Por Ingrid Mensil e Francyelle Messias, estudantes de Jornalismo da UFMG
O técnico José Roberto Guimarães revelou novidades para a equipe de vôlei feminina durante a participação na COB Expo, em São Paulo, entre os dias 24 e 28 de setembro. A partir de 2026, será criada uma Seleção B. O objetivo é ampliar a observação de atletas, dar mais oportunidade e maior rodagem e experiência em competições internacionais para atletas jovens.
Durante o anúncio, Zé Roberto explicou a criação, “nos propusemos a ampliar o número de seleções, mapear melhor o que acontece e dar oportunidades. Esse é o crescimento que buscamos. Não dá para colocar todas as jogadoras na seleção A, mas a B será um braço importante, uma extensão, para que possamos acompanhar de perto e preparar melhor quem pode chegar à equipe principal.”
Além da equipe principal, a seleção também conta com as categorias sub-23, campeã dos Jogos Pan-Americanos Júnior e bronze na Copa América, e sub-26, bronze na Universíade, em 2025. O técnico vê a criação da Seleção B como uma etapa a mais no ciclo de preparação para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028. Otimista com o grupo, Zé Roberto ainda afirmou que geração é boa e que acredita no time e no que podem construir nesses três anos.
Expediente
Redação: Ingrid Mensil e Francyelle Messias
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro