Brasileira Maria Clara Pacheco lidera rankings mundial e olímpico do taekwondo

Foto: World Taekwondo/Divulgação

Por Yasmin Veloso, estudante de Jornalismo da UFMG

Com a conquista de dois títulos importantes do Grand Prix na temporada atual, Maria Clara Pacheco, jovem brasileira de apenas 22 anos, chegou ao topo do ranking mundial e olímpico do Taekwondo na categoria até 57kg.

Além de se tornar a primeira brasileira campeã de uma etapa de Grand Prix ao faturar o título de Charlotte, nos Estados Unidos, a atleta consolidou sua campanha em agosto, quando repetiu o feito na etapa de Muju, derrotando na casa adversária a atual campeã olímpica, Kim Yu-jin, na final. Outra conquista relevante para essa liderança foi o título da President Cup, que Maria Clara venceu no Peru, entre os dias 6 e 7 de setembro.

Na quarta-feira (1), a brasileira atingiu um marco inédito em sua carreira após chegar aos 147.79 pontos no ranking mundial — publicado pela World Taekwondo — ultrapassando Kim Yu-jun e subindo da segunda para a primeira posição. Maria Clara também alcançou a liderança no ranking olímpico — que une três categorias de peso. A atleta somou 149.59 pontos, e quem ocupa a segunda posição é novamente Kim Yu-jin. Com esses resultados, a jovem  brasileira chegará com forte favoritismo ao Mundial de Taekwondo 2025, em Wuxi, na China, que ocorrerá entre os dias 24 e 30 de outubro.

Expediente

Redação: Yasmin Veloso

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário