
Por Pedro Falco, estudante de Jornalismo da UFMG
O Palmeiras acertou, na última sexta-feira (3), a venda de Amanda Gutierres para o Boston Legacy, que disputará a National Women’s Soccer League (NWSL) em 2026. A negociação da atacante representa a mais expressiva da história do futebol feminino brasileiro e, além disso, é também a quinta maior quantia já registrada em todo o mundo. Foram US$ 1,1 milhão (cerca de R$ 5,89 milhões) por 80% dos direitos econômicos, com a possibilidade de bônus adicionais.
Maior artilheira da história do Verdão, a centroavante deixa o clube com 68 gols em 92 partidas. Em 2025, fez história ao alcançar o 21° lugar na disputa da Bola de Ouro, sendo a única representante de clubes fora da Europa e dos Estados Unidos entre as finalistas.
Em depoimento ao site da equipe, a camisa 9 agradeceu por todo o suporte recebido desde sua chegada, há dois anos. Com as palestrinas, conquistou o título estadual e foi artilheira do Brasileirão por três vezes. Já na Seleção Brasileira, venceu a última Copa América, também terminando a competição como principal goleadora.
“Quero agradecer ao Alberto, ao nosso staff, às atletas e ao clube no geral, por todo o apoio que sempre me deu e pelo projeto desenvolvido desde quando cheguei aqui. Obrigada a todos que fizeram parte deste ciclo que vai se encerrar em dezembro e à nossa torcida, por sempre nos apoiar. Levarei o Palmeiras no meu coração.”
A atleta ainda disputará o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil antes de se transferir para o novo clube, ao final da atual temporada.
Expediente
Redação: Pedro Falco
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro