
Por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UMG
A gaúcha Pietra Rivoli, de 17 anos, manteve o bom momento no circuito juvenil e conquistou no último domingo (5) o vice-campeonato do ITF J200 de Santiago, disputado no saibro chileno. A atleta do Time Rede Tênis chegou à sua segunda final consecutiva, repetindo o desempenho da semana anterior em Lima, no Peru.
Assim como na decisão anterior, Pietra foi superada pela tcheca Sofie Hettlerova, de 16 anos e atual 67ª do ranking mundial juvenil, que venceu por 6/4 e 6/2. Apesar do revés, a brasileira encerra uma sequência positiva de torneios e confirma sua evolução técnica e mental.
Com os 140 pontos conquistados pela campanha no torneio chileno, e tendo apenas 60 a descartar, Pietra alcançará o melhor ranking da carreira, estreando no top 100 mundial juvenil, em torno da 90ª posição. Atualmente, ela é a terceira melhor brasileira na classificação da ITF.
O sistema de pontuação juvenil considera os seis melhores resultados em simples, somados a 25% da pontuação obtida nas seis melhores campanhas de duplas. Nas competições de nível J200, os campeões de simples somam 200 pontos no ranking.
Agora, a jovem promessa segue para a Argentina, onde disputará o ITF J200 de Salta, dando continuidade à sua sequência de torneios no saibro sul-americano.
Expediente
Redação: Malu Moura
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro