
Por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG
Na última sexta-feira (10), a capital do Paraguai, Assunção, foi anunciada como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O anúncio foi feito durante a Assembleia Geral da Panam Sports, em Santiago, no Chile.
A capital paraguaia derrotou a forte candidatura conjunta das cidades brasileiras Rio-Niterói por 28 a 24. O Brasil, que buscava sediar as competições pela terceira vez, confiava no legado e nas estruturas dos Jogos Olímpicos de 2016 para vencer.
A delegação da República Dominicana não participou da votação por problemas de voo, o que reduziu o total de votos de 53 para 52. Em situações normais, 41 comitês olímpicos de países que participam dos Jogos Pan-Americanos votam na Assembleia, e os países que já foram sede têm peso dobrado.
Esta é a primeira vez que o Paraguai receberá a competição. No ano passado, o país também se candidatou para ser sede dos jogos de 2027, mas foi derrotado por Lima, no Peru.
Em entrevista, após o resultado, o ministro do esporte, André Fufuca disse: “Infelizmente não deu, mas fizemos o possível. Quero parabenizar o Comitê Olímpico Brasileiro, os prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves e todos que trabalharam intensamente em busca dos Jogos. Torço agora para que Assunção realize um evento à altura do que o Rio de Janeiro faria. Tenho certeza de que estão abraçando o esporte, e aqui no Brasil continuaremos fazendo o mesmo, investindo em nossos atletas, em grandes competições e grandes sonhos“.
Expediente
Redação: Soraia Carvalho
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro