
Por Emanuel Cortez, estudante de Jornalismo da UFMG
Entre os dias 11 e 13 de outubro, a delegação feminina do Brasil competiu no Grand Prix Lima 2025 de Judô e teve uma atuação memorável. O grande destaque da competição veio na categoria até 52 kg, com uma dobradinha brasileira no pódio: A judoca Jessica Pereira conquistou a medalha de ouro ao derrotar a compatriota Gabriela Conceição, que ficou com a prata. Na final, Jessica superou Gabriela com um ko-uchi-gari de longo alcance, conquistando um yuko que garantiu a vitória e coroou uma campanha impecável.
Outros pódios vieram em diferentes categorias. Nauana Silva assegurou a medalha de prata na até 63 kg, após uma boa sequência de vitórias e uma final equilibrada, enquanto Shirlen Nascimento e Jessica Lima dividiram o bronze na categoria até 57 kg, repetindo o bom desempenho que ambas vinham apresentando no circuito internacional.
Além das medalhistas, o Brasil teve outras participações expressivas. Alexia Nascimento terminou em quinto lugar na categoria até 48 kg, e a Rafaela Silva, campeã olímpica, também alcançou a quinta posição entre as atletas de até 63 kg. Na categoria até 70 kg, a brasileira Ellen Froner encerrou sua campanha em sétimo lugar, enquanto Karol Gimenes, na categoria até 78 kg, ficou com a quinta colocação.
Além das medalhistas e finalistas, o Brasil também contou com outras representantes no tatame peruano, que acabaram sendo eliminadas ainda na primeira fase da competição. Entre elas estão Eduarda Francisco na categoria até 48 kg, Luana Carvalho na até 70 kg, Beatriz Reis na até 78 kg e as judocas Giovana Santos e Katia Alves, ambas na categoria acima de 78 kg. Apesar das eliminações precoces, a participação dessas atletas contribuiu para a presença expressiva do judô feminino brasileiro em todas as divisões de peso do Grand Prix de Lima.
Expediente
Redação: Emanuel Cortez
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro