
Por Ingrid Mensil, estudante de Jornalismo da UFMG
A chave principal do ENGIE Open presented by MundoTênis, o WTA 125 de Florianópolis, começou na última segunda-feira (20). Duas brasileiras entraram em quadra no primeiro dia, Ana Candiotto e Luiza Fullana. O mau tempo interferiu na programação do campeonato, adiando os jogos para o segundo dia (21).
A paulista Ana Candiotto abriu a programação da quadra central em partida contra a burundinesa Sada Nahimana. A tenista brasileira, número 456 do mundo, foi superada pela cabeça de chave 7, por 2 sets a 0, em parciais de 6/2 e 6/1, em partida de dominação da rival. Luiza Fullana encerrou os jogos do dia também com derrota. A brasiliense, que ocupa a posição 621 no ranking WTA, enfrentou a experiente tenista Victoria Bosio e perdeu por 6/1 e 7/5. Fullana ensaiou uma reação no segundo set, porém não conseguiu o resultado. Com as derrotas, as tenistas se despedem da competição na rodada de estreia.
Na terça-feira (21), mais brasileiras entraram em quadra. Julia Konishi, que furou a quali, abriu a quadra central. A brasileira enfrentou a espanhola Leyre Romero Gormaz, cabeça de chave número 6, e foi derrotada por um duplo 6/1. Carolina Meligeni, número 250, fez partida contra a argentina Solana Sierra, que neste ano chegou às oitavas de Wimbledon, e perdeu por 7/6 e 6/0. Laura Pigossi, número 178 do ranking WTA, enfrentaria a croata Tara Wurth, mas a tenista número 145 do ranking desistiu por lesão no ombro. Em um dupo 6/1, Pigossi avançou à próxima fase depois de vencer Fernanda Labrana.
Já Gabriela Cé jogou contra a suíça Simona Waltert, campeã do Rio Ladies Open e também cabeça de chave do torneio, e perdeu por 2 sets a 0. Para encerrar a participação das brasileiras na terça-feira, a Naná, que entrou no campeonato com um Wild Card, enfrentou a cabeça de chave 5, a austríaca Julia Grabher, mas foi superada depois de um duelo marcante, com parciais de 5/7 6/1 7/6(3).
Expediente
Redação: Ingrid Mensil
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro