
Por Lucas Ducone, estudante de Jornalismo da UFMG
O Centro de Estudos de Cognição e Ação (CECA), projeto da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), apresenta, no dia 24 de outubro, a terceira etapa do simpósio dos jogos esportivos coletivos, que trata sobre o treinamento da coordenação motora nos esportes.
Fundado em 1990 pelo prof. Pablo Juan Greco, o CECA foi o primeiro centro de produção de conhecimento sobre processos metodológicos no ensino de jogos esportivos. Desde então, segue continuamente fazendo parte na formação de alunos, profissionais e pesquisadores na área, além de oferecer cursos a crianças, jovens e adultos, através do CECA Esportes, baseando o ensino esportivo nos melhores e mais atuais métodos.
O simpósio deste ano tem como abordagem direta o futebol. Com início em agosto, os eventos foram divididos em quatro diferentes datas e temas:
14/08 Princípios fundamentais para a elaboração de sessões de treinamento no futebol;
12/09 Capacidades táticas básicas;
E os que ainda ocorrerão:
24/10 Fundamentos do treinamento de coordenação motora;
28/11 Fundamentos do treinamento da Criatividade Tática: Tomada de Decisão e Inteligência.
As inscrições são individuais para cada módulo, a serem realizadas no site da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE)
Expediente
Redação: Lucas Ducone
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro