
Por Emanuel Cortez, estudante de Jornalismo da UFMG
Na última quinta-feira (16), o atleta Jean Henrique Rufino, do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE), representou o Brasil no Campeonato Mundial de Halterofilismo Paralímpico 2025, realizado em Cairo, no Egito. O mineiro alcançou a 7ª colocação mundial na categoria até 107 kg, ao levantar 218 kg, marca que igualou seu recorde pessoal.
A performance confirma o bom momento do atleta, que vem acumulando conquistas e evolução técnica nas últimas temporadas. Em agosto deste ano, Jean sagrou-se campeão da Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico, disputada em Santiago, no Chile, resultado que o colocou entre os principais nomes da modalidade no continente.
O Mundial do Egito marcou sua segunda participação em campeonatos mundiais. Dois anos antes, em Dubai (2023), Jean havia encerrado a competição na 11ª colocação, com 190 kg levantados. O avanço de 28 kg no total em apenas dois anos demonstra a consistência do trabalho de preparação e o crescimento do atleta em competições de alto nível.
Expediente
Redação: Emanuel Cortez
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro