
Por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG
Bruna Takahashi segue fazendo história no tênis de mesa mundial. A brasileira subiu para a 16ª colocação no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), atualizado na última terça-feira (28). Com isso, Bruna se consolida como a melhor atleta não asiática do mundo na modalidade.
A nova posição é resultado do vice-campeonato no Pan-Americano de Tênis de Mesa de 2025, que rendeu 350 pontos à brasileira, que agora soma 1.475. Bruna também contou a expiração de pontos das atletas Cheng I-Ching, Bernadette Sczos e Qian Tianyi
No top 20 feminino, Bruna é a única representante fora do eixo asiático, dominado por jogadoras da China, Japão e Coreia do Sul. Nas Américas, a porto-riquenha Adriana Díaz, campeã do Pan e número 18 do mundo, é a atleta mais próxima, com 1.365 pontos. Esta é a melhor marca da carreira da mesatenista.
Além do destaque individual, a mesatenista também vem se destacando nas duplas mistas. Ao lado de Hugo Calderano, ocupa o sexto lugar do ranking mundial, após o título no Pan-Americano deste ano. Com 2.760 pontos, a dupla se firmou como a melhor não asiática do ranking.
Expediente
Redação: Soraia Carvalho
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro