
Por Isabela Fernandes, estudante de Jornalismo da UFMG
O Avaí/Kindermann foi Campeão Catarinense diante do Criciúma no último sábado (25) no Estádio Salésio Kindermann, em Caçador/SC. Depois de um empate por 1 a 1 no jogo da ida, os dois times empataram por 0 a 0 na finalíssima e decidiram o campeonato nos pênaltis, com vitória do Avaí por 4 a 2. Esse foi o 16º título consecutivo da equipe alviceleste.
O Avaí Kindermann disputou 10 partidas no campeonato, conquistando 8 vitórias e 2 empates, e destacando-se como a melhor defesa da competição, com apenas 1 gol sofrido, e o melhor ataque, com 52 gols marcados.
O jogo da decisão chegou a ser questionado após as atletas do Avaí/ Kindermann ameaçarem não entrar em campo. Por meio de protesto pelas redes sociais, as jogadoras relataram quatro meses de salários atrasados e outras situações de trabalhos precárias, como falta de materiais de higiene pessoal e alimentação escassa. Além disso, foi relatado que duas atletas com lesões graves, como de rompimento de ligamento cruzado anterior, não foram submetidas a cirurgia depois de seis e dois meses das contusões.
No Instagram, a volante da equipe catarinense Barbara Timbó se manifestou:
O grupo decidiu disputar a final após negociações com o clube e quitação de dois meses dos valores pendentes.
Expediente
Redação: Isabela Fernandes
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro