
Por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou na última quinta-feira (23) o lançamento do programa Nação Esportiva, iniciativa que busca fortalecer o esporte olímpico nacional por meio da destinação de parte do Imposto de Renda.
O programa permite que cidadãos brasileiros destinem até 7% do valor devido do IR devido a projetos do COB aprovados pelo Ministério do Esporte, sem qualquer custo adicional.
Na prática, o contribuinte que optar por participar do programa destina até 7% do IR e recebe, na declaração do ano seguinte, o valor integral de volta, seja aumentando a restituição ou seja abatendo do saldo a pagar. Dessa forma, o montante aplicado em projetos do COB retorna 100% ao participante.
Entre os projetos contemplados estão o Jogos da Juventude, maior competição multiesportiva juvenil do país e a Missão Olímpica, iniciativa que garante a preparação técnica, física e mental do Time Brasil para os Jogos Olímpicos e demais competições do ciclo.
Para conhecer melhor a campanha e participar, acesse o site nacaoesportiva.cob.org.br. É válido lembrar que também é possível fazer contribuições voluntárias, sem vínculo com o benefício fiscal.
Expediente
Redação: Soraia Carvalho
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro