Copa Cheer UFMG anuncia nova identidade e abre inscrições para campeonato interno

Foto: copacheer_ufmg

Por Lucas Ducone, estudante de Jornalismo da UFMG

O campeonato interno de Cheerleading da UFMG, que chega em sua segunda edição, está de cara nova. Apresentado em seu instagram na última sexta-feira (24), a página da competição mudou de nome e visual, antes chamado de Inter Cheer UFMG, agora tem “Copa” como seu primeiro nome. A Copa Cheer UFMG também anunciou a abertura de suas inscrições, que já começaram, mas não anunciaram até quando ocorrerão. Para se inscrever, basta ir até o capitão da modalidade de sua atlética.

Inaugurada em 2024, a competição que agora conta com o apoio da Copa União, foi criada após o anúncio da não continuidade da categoria no Inter UFMG, maior competição de esportes da universidade. Dentre os motivos, a Liga das Atléticas da UFMG (LAU), responsável pela exclusão da modalidade, alegou serem os cortes de gastos que os esportes universitários sofreram nos últimos anos.

O Cheerleading é um esporte relativamente novo no Brasil, com sua primeira comissão relatada somente em 2008, mas que em 2016 já foi devidamente reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional. Prática essa que, em sua maioria, é feita por atletas universitários, que enxergam na faculdade sua porta de entrada para o esporte. Desde 2019 que a UFMG têm alunos integrando a seleção brasileira, como a Mapinha, que já concedeu uma entrevista para a Revista Marta, em 2023.

O objetivo geral da competição  é exclusivamente esse, acender a paixão e não deixar o cheerleading morrer, promovendo cada vez mais o esporte dentro da universidade.

Expediente

Redação: Lucas Ducone

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário