
Por Emanuel Cortez, estudante de Jornalismo da UFMG
No último sábado (25), a brasileira Mackenzie Dern venceu sua compatriota Virna Jandiroba por decisão unânime e se tornou a nova campeã peso-palha do UFC. A luta foi o coevento principal do UFC 321: Aspinall x Gane, realizado na Etihad Arena, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
O cinturão do peso-palha estava vago desde que a chinesa Weili Zhang abdicou do título, em agosto de 2025, para subir de categoria e desafiar Valentina Shevchenko, atual campeã do peso-mosca do UFC. Pouco tempo depois da decisão, o UFC anunciou a luta de Virna Jandiroba, então número 1 do ranking peso-palha, contra Mackenzie Dern, que ocupava a 5ª colocação, pelo cinturão vago.
O combate foi bastante técnico, com momentos de trocação franca e longas disputas no solo. No início, Virna buscou controlar a luta com quedas e domínio por cima, enquanto Mackenzie respondeu com boa defesa e golpes precisos em pé. À medida que os rounds avançaram, Dern encontrou melhor ritmo, aumentou o volume de golpes e passou a ditar o ritmo do embate. No quinto assalto, manteve a pressão, conseguiu boas transições no chão e terminou a luta por cima. Os juízes pontuaram o combate à favor de Mackenzie (49-46, 48-47, 48-47), consolidando uma vitória consistente e estratégica diante da compatriota.
Filha de Megatron Dias, lenda do Jiu-Jitsu brasileiro, Mackenzie nasceu nos Estados Unidos, mas se naturalizou brasileira. Seguindo os passos do pai, a lutadora construiu sua carreira no Jiu-Jitsu, vencendo campeonatos mundiais em todas as faixas conforme progrediu até chegar a faixa preta, aos 19 anos. Mackenzie Dern é, também, campeã mundial nas cinco principais competições do Jiu-Jitsu com Kimono na faixa preta, se consagrando como um dos maiores nomes do esporte.
Depois de uma carreira de muito sucesso no jiu-jitsu, a brasileira estreou no UFC em 2018, vencendo suas duas primeiras lutas, mas se afastou logo depois ao ficar grávida de sua primeira filha, Moa. Mackenzie retornou ao octógono em 2020 e desde então, acumulou um cartel de 16 vitórias e 5 derrotas, culminando na conquista do cinturão da categoria em 2025. Agora, Mackenzie Dern se juntou à Amanda Nunes, Cris Cyborg e Jéssica Andrade como as únicas brasileiras campeãs da maior promoção de MMA do mundo.
Expediente
Redação: Emanuel Cortez
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro