Maria Clara Pacheco conquista título de campeã mundial de taekwondo

Foto:  Alexandre Loureiro/CBTKD

Por Emanuel Cortez, estudante de Jornalismo da UFMG

Na última sexta-feira (24), Maria Clara Pacheco fez história em Wuxi, na China, ao conquistar o título mundial de taekwondo na categoria até 57 kg. A brasileira derrotou a sul-coreana Kim Yu-jin por 2 a 0 na final e garantiu o primeiro ouro do Brasil na competição após duas décadas. O último havia sido conquistado por Natália Falavigna em 2005.

Na estreia, Maria Clara Pacheco venceu a portuguesa Leonor Correia por 2 a 0. Em seguida, superou a espanhola Laura Rodriguez por 2 a 1 nas oitavas de final. Nas quartas, derrotou a norte-americana Faith Dillon também por 2 a 0, garantindo lugar entre as quatro melhores. Na semifinal, deu o troco na chinesa Luo Zongshi, que a havia eliminado nas Olimpíadas de Paris, vencendo por 4 a 0. A final, diante da experiente Kim Yu-jin, confirmou o grande momento da brasileira, que não cedeu rounds e fechou o duelo com autoridade.

Ao conquistar o ouro, Maria Clara se tornou apenas a segunda atleta brasileira campeã mundial de taekwondo, repetindo o feito de Falavigna. Natural de São Vicente (SP), Maria Clara começou no taekwondo ainda criança e passou por um processo de evolução rápida dentro da seleção brasileira. Em 2024, já havia conquistado pódios em etapas do Grand Prix, consolidando-se entre as principais atletas do circuito.

Já a paulista Milena Titoneli, de 27 anos, conquistou a terceira medalha brasileira no Mundial de taekwondo ao garantir a prata, na categoria até 67kg, em disputa realizada na terça, dia 28, contra a húngara Luana Marton. A medalha coroa uma trajetória marcante em mundiais para Milena que já havia garantido dois bronzes na competição, em 2019, realizado em Manchester, na Inglaterra, e 2022, realizado em Guadalajara, no México. 

Expediente

Redação: Emanuel Cortez

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário