
Por Amanda Camargos, estudante de Jornalismo da UFMG
O protagonismo feminino marcou a 16ª edição do SportsPro 50 Most Marketable (50MM), ranking anual que avalia o potencial comercial dos atletas mais influentes do planeta, com a presença de atletas como Simone Biles, Coco Gauff, Rayssa Leal e Rebeca Andrade. A lista, que é referência para marcas e agências esportivas, evidencia o crescimento da visibilidade e do valor de mercado de diversas mulheres no esporte global.
Entre as atletas mais bem colocadas, o destaque vai para a ginasta dos Estados Unidos, Simone Biles, que ficou em segundo lugar. Logo depois, vem a jogadora de rúgbi Ilona Maher, em terceiro lugar. A estrela do basquete do WNBA, Caitlin Clark, aparece em sétimo lugar, já a tenista Coco Gauff completa o top 10.
O Brasil também tem representantes de peso entre as mulheres mais influentes do esporte. A skatista Rayssa Leal surge em 12º lugar e a ginasta Rebeca Andrade, em 26º, que continua sendo um dos grandes nomes do esporte mundial após sua brilhante campanha nas Olimpíadas de Paris de 2024.
O ranking de 2025 é liderado por Lewis Hamilton, que retorna ao topo após dez anos e entre os brasileiros homens, Neymar aparece em 6º lugar, seguido por Vinícius Jr., Raphinha e Rodrygo, que completam a lista nacional.
Ao todo, o 50MM reúne 50 atletas de 17 nacionalidades e 12 modalidades, sendo 20 mulheres e 30 homens. Os Estados Unidos lideram em número de representantes (17), seguidos pela Grã-Bretanha (7) e pelo Brasil (6). Mais do que um retrato de popularidade, o ranking confirma a ascensão das mulheres como protagonistas de marcas, campanhas e narrativas que movem o esporte mundial.
Expediente
Redação: Amanda Camargos
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro