
Por Duda Castro, estudante de Jornalismo da UFMG
A Seleção Brasileira Feminina de Futsal encerrou com duas goleadas a série de amistosos contra a Nova Zelândia, disputada no ginásio Jones Minosso, em Lages (SC). As partidas, realizadas no sábado (25) e na segunda-feira (27), marcaram a reta final de preparação do Brasil para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA, que acontece entre 21 de novembro e 7 de dezembro, nas Filipinas.
No primeiro confronto, o Brasil venceu por 9 a 0 em uma atuação dominante, especialmente a partir da metade da etapa inicial. Tampa, Ana Luiza e Luciléia marcaram dois gols cada, enquanto Diana, Amandinha e Camila completaram o placar. A equipe comandada por Wilson Saboia mostrou entrosamento e ritmo intenso, explorando a velocidade de suas alas e a pressão alta sobre as neozelandesas, que resistiram apenas nos primeiros minutos.
Dois dias depois, o domínio se repetiu e o placar foi ainda mais elástico. Com gols de Ana Luiza, Emilly, Luana, Tampa, Amandinha, Simone, Vanin, Luciléia e novamente Ana Luiza, a Seleção venceu por 10 a 0, fechando o confronto com um agregado de 19 a 0. A intensidade ofensiva e a variedade de jogadoras participando das jogadas de gol foram os principais destaques da partida.
O bom momento da equipe é reflexo de uma preparação consistente. Em agosto, o Brasil já havia conquistado o Torneio Internacional de Xanxerê de forma invicta, superando a Colômbia na final. Agora, a equipe viaja para a Tailândia, onde disputará outro torneio amistoso em Nakhon Rachasima, enfrentando novamente a Nova Zelândia, além de China e Tailândia, entre os dias 11 e 15 de novembro.
Na Copa do Mundo, o Brasil integra o Grupo C, ao lado de Irã, Itália e Panamá. A estreia será contra as iranianas, no dia 23 de novembro, com a missão de confirmar o favoritismo e buscar o título da primeira edição do Mundial feminino da modalidade.
Expediente
Redação: Duda Castro
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro