
Por Emanuel Cortez, estudante de jornalismo da UFMG
Os atletas Dereck Alves e Nayane Braga, do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE/UFMG), representaram o Brasil com excelentes resultados no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, realizado em Lima, no Peru, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. A competição reuniu alguns dos principais jovens talentos do continente em diversas provas de pista e campo.
Um dos grandes destaques da delegação foi Dereck Alves, que conquistou a medalha de ouro no salto em altura ao atingir a marca de 2,12 metros, sua melhor marca da carreira. Além da medalha de ouro, a marca garantiu a Dereck o índice para competir no Mundial Sub-20 de Atletismo, que será disputado em Oregon, nos Estados Unidos, em 2026.
Na prova do heptatlo, Nayane Braga também teve uma atuação sólida e finalizou a competição na quinta colocação, somando 4.225 pontos. A brasileira Beatriz Aranha foi quem garantiu a medalha de ouro na modalidade, com 4824 pontos. Nayane já é bicampeã brasileira sub-20 na modalidade e segue demonstrando um grande potencial para se consolidar como uma das principais atletas do Brasil nos próximos anos.
A delegação brasileira teve um desempenho histórico na competição, consagrando-se campeão no masculino, no feminino e, consequentemente, no geral. No total, o Brasil somou 46 medalhas, sendo 17 de ouro, 14 de prata e 15 de bronze, consolidando-se como a principal potência do atletismo sul-americano.
Expediente
Redação: Emanuel Cortez
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro