
Por Francyelle Messias, estudante de Jornalismo da UFMG
O último sábado (01) foi um dia histórico para o futebol feminino brasileiro. A seleção feminina sub-17 bateu o Canadá nos pênaltis por 5 a 4, no estádio Olímpico de Rabat, em Marrocos, e conquistou a vaga nas semis da Copa do Mundo Feminina da categoria pela primeira vez na história.
O confronto foi marcado por muita disputa e nenhuma das equipes conseguiram tirar o 0 do placar e o jogo teve que ser decidido nas penalidades. Nas cobranças as brasileiras foram extremamente eficazes, Gabi Pusch, Gi Iseppe, Kaylane, Pepê e Andreyna acertaram suas batidas. O outro destaque também foi a goleira Ana Morganti, que defendeu a segunda cobrança das canadenses e carimbou o Brasil na próxima fase.
Com a ida para a semifinal, o Brasil faz sua melhor campanha na competição, que foi criada em 2008 e tem a Coreia do Norte como maior campeã. Nas edições passadas a seleção brasileira foi às quartas em 3 oportunidades, em 2010, 2012 e 2022, até então essas eram as melhores campanhas.
Agora o adversário das brasileiras é justamente a Coreia do Norte. O jogo será dia 05/11, às 12h30 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Rabat e terá transmissão da CazéTV, no Youtube . O duelo vale uma vaga na final e o vencedor enfrentará Holanda ou Mexico, que fazem a outra semifinal.
Expediente
Redação: Francyelle Messias
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro