
Por Amanda Camargos, estudante de Jornalismo da UFMG
Na sexta-feira (31), o quarto dia de finais do Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro de Natação, realizado na piscina do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, foi marcado por mais uma grande performance da nadadora Mafe Costa. Representando a Unisanta, a atleta venceu os 200 metros livre feminino com o tempo de 1min58s17, estabelecendo um novo recorde da competição.
Mafê dominou a prova de ponta a ponta, confirmando o bom momento que vive na carreira. O pódio foi completado por Aline Rodrigues (1min59s89), que ficou com a prata, e Maria Paula Heitmann (2min00s93), que levou o bronze.
Aos 23 anos, a carioca Maria Fernanda de Oliveira da Silva Costa é um dos principais nomes da nova geração da natação brasileira. Medalhista nos Jogos Pan-Americanos, Mafê também teve destaque no Mundial de 2024, em Doha, onde terminou em 4º lugar nos 400m livre e 5º nos 200m livre. Nos Jogos Olímpicos de 2024, ela alcançou a 7ª colocação nos 400m livre, consolidando-se como uma das nadadoras mais consistentes do país em provas de meio-fundo.
Com o novo recorde, Mafê Costa reforça seu nome entre as grandes referências da natação nacional e mostra que está pronta para seguir conquistando cada vez melhores resultados nas principais competições internacionais.
Expediente
Redação: Amanda Camargos
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro