
Por Yasmin Veloso, estudante de jornalismo da UFMG
A Seleção de Alagoas foi campeã da 1ª edição da Copa Rainha Marta Nordeste nesse sábado (8), após superar o Sergipe por 3 a 0 em casa, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Com uma campanha impecável, a equipe vencedora encerrou o campeonato com 100% de aproveitamento, 18 gols marcados e nenhum sofrido.
No primeiro tempo, Ana Lays, atacante de 17 anos eleita a melhor jogadora da competição, abriu o placar. Ainda na etapa inicial da partida, o cenário ficou menos favorável para o Sergipe, quando a meia Maxciane foi expulsa por desentendimento com a árbitra. A partida seguiu com soberania alagoana até o fim do segundo tempo, em que o placar foi ampliado com gols de Micherlanne e Evanny.
Com o fim da competição, que já é a maior de futebol feminino amador, a Seleção do Alagoas se consagrou como dona da taça, a equipe do Sergipe foi vice-campeã, o Piauí terminou em terceiro e o Ceará em quarto lugar. Reunindo seleções dos nove estados da região, a Copa Rainha Marta Nordeste foi organizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), em parceria com o Consórcio Nordeste.
Na premiação, foi anunciada a data da próxima edição do torneio, que será realizado em Aracaju–SE, em 2026. A Copa Rainha Marta Nordeste representou um marco importante para o futebol feminino nordestino, homenageando a grande jogadora alagoana Marta, revelando novos talentos e reforçando o engajamento da região e do público com o esporte feminino.
Expediente
Redação: Yasmin Veloso
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro