
Por Evelyn Costa, estudante de jornalismo da UFMG
No último sábado (8), Rafaela Ferreira, que largou na quarta posição, conquistou a vitória na segunda corrida da Fórmula 4 Brasil, disputada no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Em junho de 2024, ela fez história ao se tornar a primeira mulher a vencer uma prova da categoria, e neste ano a piloto ampliou sua trajetória internacional ao representar o Brasil na Fórmula 1 Academy, categoria de automobilismo exclusiva para mulheres, pela equipe Racing Bulls.
A corrida foi marcada por fortes acidentes, entre eles uma batida envolvendo Ethan Nobels e João Paulo Sanzovo, ambos da mesma equipe. O incidente levou à entrada do safety car e ao acionamento da bandeira vermelha, paralisando a prova por cerca de dez minutos. Os dois pilotos foram levados de helicóptero ao hospital, e estão fora de risco em estado estável.
Após a retomada da corrida, Rafaela apresentou ótimo desempenho, assumindo a segunda colocação ao ultrapassar Ciro Sobral, e na sequência superou Filippo Fiorentino nas retas finais, garantindo a liderança e conquistando a vitória.
Os momentos finais da prova chamaram atenção por uma batida assustadora envolvendo Naim Saleh, Ciro Sobral e Federico Díaz. Na entrada do S do Senna, o carro de Saleh foi lançado para o alto e passou por cima de outro veículo, ocasionando em um acidente múltiplo. Apesar do capotamento, Saleh sofreu apenas uma contusão na mão, e os demais pilotos não tiveram ferimentos graves.
Rafaela disputará a próxima etapa da Fórmula 4 Brasil, dia 30 de novembro, no Autódromo Internacional de Brasília, no Distrito Federal. Antes disso, entre os dias 20 e 22 de novembro, ela competirá no Circuito da Las Vegas Strip, nos Estados Unidos, pela F1 Academy.
Expediente
Redação: Evelyn Costa
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro