
Por Duda Castro, estudante de jornalismo da UFMG
A campeã olímpica Rafaela Silva voltou a se destacar nos tatames e conquistou o ouro na categoria até 63kg do Troféu Brasil de Judô 2025, disputado neste sábado (8), na Arena UniBH, em Belo Horizonte. Representando o Flamengo, a judoca venceu Érika Ferreira, do Reação, em uma final eletrizante que levantou o público mineiro.
O combate começou equilibrado, com Rafaela saindo atrás no placar. A virada veio nos instantes finais: a 15 segundos do término, ela aplicou uma chave de braço decisiva e garantiu o ippon, pontuação máxima do judô. Com a vitória, confirmou o favoritismo e ampliou sua coleção de títulos nacionais e internacionais.
Após subir ao pódio, Rafaela destacou o desafio da preparação intensa e as constantes viagens do circuito internacional. “Há pouco estava no Peru e no México e, duas semanas depois, já estou aqui no Troféu Brasil. É um prazer estar representando o clube, pois são eles que investem na gente”, afirmou ao jornal O Tempo.Além da campeã olímpica, o dia também teve destaque para outras judocas brasileiras: Maria Guilherme (70kg), Karol Gimenes (78kg) e Thauna das Dores (+78kg) também conquistaram o ouro nas respectivas categorias.
Expediente
Redação: Duda Castro
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro